Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Líder do Pentágono criticado no Congresso por falta de transparência

Alguns congressistas norte-americanos criticaram hoje duramente o secretário da Defesa, Lloyd Austin, por não ter informado a Casa Branca da sua hospitalização por complicações relacionadas com um tratamento de cancro no início do ano.

Líder do Pentágono criticado no Congresso por falta de transparência
Notícias ao Minuto

23:55 - 29/02/24 por Lusa

Mundo Lloyd Austin

totalmente inaceitável que tenham passado três dias até o Presidente dos Estados Unidos ser informado de que o secretário da Defesa estava no hospital e não a tutelar o Pentágono", declarou Mike Rogers, presidente Republicano da comissão das Forças Armadas da Câmara dos Representantes, numa audição.

"Havia guerras em curso na Ucrânia e em Israel, os nossos navios estavam a ser atingidos no mar Vermelho e as nossas bases na Síria e no Iraque prestes a ser atacadas. Mas o chefe do Estado-Maior não sabia que o seu secretário da Defesa estava fora de serviço", sustentou.

Por sua vez, o congressista Democrata Adam Smith lamentou "a falta de transparência" do Pentágono e sublinhou: "Precisamos de informações mais claras e mais transparentes sobre o que se passa no Pentágono".

Lloyd Austin não informou o Presidente norte-americano, Joe Biden, de duas hospitalizações em dezembro e janeiro, o que desencadeou protestos. A 01 de fevereiro, pediu publicamente desculpas por esse facto.

Na audição, Austin insistiu em que "nunca houve um vazio no comando e no controlo" do Pentágono, embora reconhecendo que o que não fez corretamente "foi informar os altos responsáveis".

"Nunca disse a ninguém para não informar o Presidente, a Casa Branca ou quem quer que fosse da minha hospitalização", repetiu.

Leia Também: EUA saúdam progressos na reunião da NATO que "está mais unida que nunca"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório