Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 29º

Britânico é o primeiro a escalar e descer Kilimanjaro... de costas

A jornada de oito dias, que ocorreu no início de fevereiro, foi "um sucesso total".

Notícias ao Minuto

10:53 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um homem britânico foi o primeiro a escalar – e a descer – o monte Kilimanjaro, na Tasmânia, de costas.

Ben Stewart, de 32 anos, embarcou na aventura para angariar fundos para a Fundação Britânica do Coração em homenagem ao seu avô, Ian, que morreu na sequência de um ataque cardíaco.

A jornada de oito dias, que ocorreu no início de fevereiro, foi "um sucesso total".

"Foi a primeira vez que alguma fez foi feito… mas também foi literalmente a coisa mais difícil que já fiz na minha vida", disse, em declarações ao Northamptonshire Telegraph.

Ainda que esta não tenha sido a primeira vez de Ben a escalar montanhas de costas, o aventureiro nunca o tinha feito a descer. Além disso, o homem apontou que o terreno era bastante diferente daquele a que está habituado no Reino Unido, incluindo pedras, fendas e irregularidades.

Apesar da dificuldade do desafio, Ben ressalvou que a experiência foi muito emocional. Na verdade, quando chegou ao topo, enviou um vídeo à sua noiva, Leanne, no qual se mostra a "chorar baba e ranho".

De volta ao país de origem, o homem embarcará, agora, no desafio de planear o seu casamento, agendado para 2025.

"Cansei-me das montanhas, mas quero fazer algo mais para inspirar as pessoas. O que quer que faça a seguir, quero que muitas pessoas se juntem a mim – se o fazem isso para frente enquanto eu o faço de costas ou se o fazemos todos de costas, isso não sei. Mas só quero fazer algo para encorajar as pessoas a cuidarem de si mesmas, a serem saudáveis e a divertirem-se ao mesmo tempo", disse.

A organização também celebrou o feito de Ben, tendo ainda apontado que os fundos "ajudarão a financiar investigações que salvam vidas".

Espreite o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Deita toalhitas pela sanita abaixo? Reino Unido proibiu-o (mas porquê?)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório