Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 27º

Nasceu fêmea de macaco-aranha raro em zoo de Chester (e há imagens)

O nascimento de Olive é extremamente importante para a espécie, que enfrenta um risco elevado de extinção na natureza.

Notícias ao Minuto

17:58 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Inglaterra

O Zoo de Chester, em Inglaterra, está a celebrar o nascimento de uma fêmea de macaco-aranha raro. De nome Olive, a primata é "extremamente importante" para a espécie.

"O bebé macaco-aranha colombiano de cabeça preta já foi visto por visitantes afortunados do jardim zoológico enquanto era embalado nos braços da mãe, Kiara", revela o zoo de Chester numa publicação na rede social Facebook.

Os tratadores revelaram ainda que a cria recém-nascida "é uma fêmea" e foi batizada de Olive.

O seu nascimento está a ser amplamente comemorado, uma vez que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a espécie foi classificada como "vulnerável" uma vez que enfrenta um "risco elevado de extinção na natureza", sendo que se perdeu "mais de 80% da sua população no último meio século", revela um comunicado do jardim zoológico.

O zoo destaca ainda que "esta espécie de macaco-aranha encontra-se principalmente na Colômbia e no Panamá, na América do Sul", local onde "enfrenta ameaças da caça e do comércio ilegal de animais selvagens", assim como a "destruição contínua do seu habitat na floresta tropical", principalmente devido à agricultura, que causou "uma grave fragmentação do habitat".

"A espécie requer agora uma atenção urgente para ajudar a salvaguardar o seu futuro", ressalva ainda a nota.

Conheça a pequena Olive na galeria de imagens acima.

Leia Também: Resgatado macaco enjaulado mais de 30 anos num apartamento em Barcelona

Recomendados para si

;
Campo obrigatório