Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Centenas manifestam-se na Nigéria contra aumento do custo de vida

Centenas de nigerianos manifestaram-se hoje em Idaban, no sudoeste da Nigéria, contra o aumento do custo de vida e para reclamar medidas do Governo, retomando grandes protestos no norte do país, no princípio deste mês.

Centenas manifestam-se na Nigéria contra aumento do custo de vida
Notícias ao Minuto

20:01 - 19/02/24 por Lusa

Mundo Nigéria

De acordo com a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), os manifestantes, vigiados por polícias e soldados, fecharam uma estrada e erguiam cartazes onde se liam frases como 'Fim do mau governo', 'fim da falta de alimentos', ou 'fim da miséria na Nigéria'.

"Esta fome é demasiado grande", disse Olaide Alamu, um estudante de 26 anos à AFP, acrescentando: "O Sr. Tinubu [Presidente da República da Nigéria] devia fazer alguma coisa... Olhe para nós agora".

Quando chegou ao poder em maio de 2023, o Presidente, Bola Tinubu, pôs fim aos subsídios aos combustíveis e ao controlo cambial, o que levou a uma triplicação dos preços da gasolina e a um aumento do custo de vida, com a moeda nacional, a naira, a desvalorizar-se significativamente face ao dólar, à semelhança do que aconteceu em Angola.

O Presidente nigeriano tem pedido repetidamente à população que seja paciente, afirmando que as suas reformas económicas atrairão investidores estrangeiros e farão a economia voltar a funcionar, mas, entretanto, a taxa de inflação do país chegou aos 28,92% em dezembro, o nível mais elevado dos últimos três anos.

Muitos nigerianos tiveram de renunciar a alimentos que são agora considerados "luxuosos", como a carne, os ovos e o leite.

As duras condições de vida no Norte provocaram protestos em várias cidades, incluindo Suleja, perto da capital Abuja, Minna, no estado do Níger, e Kano, a segunda maior cidade do país.

Leia Também: Presidente do maior banco da Nigéria morre em acidente de helicóptero

Recomendados para si

;
Campo obrigatório