Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Quatro ativistas detidos após bloquearem acesso ao Ministério da Saúde

Quatro ativistas do movimento Greve Climática Estudantil foram hoje detidos depois de terem bloqueado a entrada do Ministério da Saúde, em Lisboa, confirmou à agência Lusa o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

Quatro ativistas detidos após bloquearem acesso ao Ministério da Saúde
Notícias ao Minuto

12:23 - 09/05/24 por Lusa

País PSP

De acordo com fonte do Cometlis, foram detidos três estudantes que se colaram na entrada do edifício e outro que se encontrava acorrentado.

Em comunicado, o movimento que exige o fim dos combustíveis fósseis até 2030 disse que os três estudantes colados "foram retirados somente com recurso à força".

"Apesar das garantias iniciais por parte da polícia de que o INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] iria ser chamado para salvaguardar o seu bem-estar, isso não aconteceu", acusam.

A porta-voz da ação de protesto, Teresa Núncio, citada no comunicado, afirmou que o "protesto era pacífico".

"Estivemos aqui, hoje, a parar a normalidade de uma das instituições que nos estão a roubar o futuro. Não podemos consentir, como este Ministério consente, com a condenação à morte de milhões de pessoas", salientou.

Os restantes estudantes que participaram na iniciativa vão convocar uma vigília de apoio aos quatro detidos, segundo o Greve Climática Estudantil.

O protesto de hoje faz parte de uma onda de ações dirigidas a instituições públicas, a que chamam "Primavera Estudantil pelo Fim ao Fóssil".

O grupo de jovens esteve desde o início de manhã de hoje concentrado a bloquear a entrada do edifício do Ministério da Saúde.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP disse que pelas 08h55 alguns elementos das autoridades estavam a "tomar as diligências necessárias" para que a entrada no edifico não fosse impedida aos funcionários do Ministério da Saúde.

Leia Também: Ativistas bloquearam entrada do Ministério da Saúde. Eis as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório