Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cheira mal na Cidade do Cabo e a culpa é de navio com milhares de vacas

Um navio com 19 mil vacas atracou na cidade sul-africana e gerou o "fedor".

Cheira mal na Cidade do Cabo e a culpa é de navio com milhares de vacas
Notícias ao Minuto

19:06 - 19/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo África do Sul

Um cheiro "nauseabundo" está a infestar a Cidade do Cabo, na África do Sul, e a culpa é de um navio que atracou no porto da cidade, com 19 mil vacas a bordo, dizem as autoridades citadas pela BBC.

O navio Al Kuwait está no porto desde domingo, gerando o "fedor".

"É o pior fedor com que já me cruzei na vida", disse um residente da cidade à cadeia britânica.

No X (antigo Twitter), a autarquia local disse que o caso está a ser tratado. Já o responsável pelo saneamento da Câmara, Zahid Badroodien, disse que o navio deverá abandonar a cidade na noite de segunda-feira. Partiu do Iraque, a caminho do Brasil, e atracou na Cidade do Cabo para recolher ração para os animais, segundo a Sociedade Nacional para a Proteção dos Animais (NSPCA, na sigla em inglês).

"Este cheiro é indicativo das terríveis condições que os animais enfrentam, já tendo passado duas semanas e meia a bordo, com um acumular de fezes e amoníaco", lê-se num comunicado da associação, cujos elementos embarcaram no navio para avaliar as condições em que as vacas estavam a ser transportadas.

A NSPCA aproveitou a polémica para reiterar a sua "firme posição contra a exportação por via marítima de animais vivos". Em 2019, lançou uma campanha para impedir esta prática, que diz causar "dor, sofrimento e ansiedade" aos animais.

Leia Também: Pela defesa do ambiente. Conheça as propostas que cada partido apresenta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório