Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Turquia reforça equipas de socorro para encontrar mineiros soterrados

As autoridades turcas enviaram mais equipas de socorristas para tentar encontrar nove trabalhadores presos numa mina de ouro no leste da Turquia soterrados após um deslizamento de terras.

Turquia reforça equipas de socorro para encontrar mineiros soterrados
Notícias ao Minuto

10:21 - 14/02/24 por Lusa

Mundo Turquia

O acidente ocorreu na terça-feira na mina Copler, situada perto da cidade de Ilic, na província montanhosa de Erzincan.

As investigações ainda decorrem mas ao que tudo indica, o deslizamento teve origem "num monte de terra extraído da mina", disse hoje o Ministro do Interior, Ali Yerlikaya.

Cerca de 800 pessoas - incluindo equipas militares e da polícia, socorristas e voluntários -, foram destacadas para encontrar os trabalhadores que ficaram retidos no interior das galerias, comunicou ainda Ali Yerlikaya.

Outros trabalhadores da mina também se juntaram à operação para resgatar os trabalhadores, enquanto as famílias dos desaparecidos aguardam numa área próxima por novos desenvolvimentos e informações, noticiou hoje a televisão Haberturk.

Entretanto, os peritos alertaram para o facto de o deslizamento de terras poder vir a provocar "riscos ambientais".

O geólogo Suleyman Pampal disse que "o solo que formou o deslizamento de terras" tinha sido preparado para a extração de ouro e pode conter substâncias perigosas usadas nessa atividade, como cianeto.

O geólogo alertou também sobre a ameaça para os cursos fluviais, nas proximidades da zona do desastre.

O Ministério do Ambiente afirmou em comunicado que um riacho que conduz ao rio Eufrates foi encerrado para evitar a poluição da água.

A mina foi encerrada em 2020 na sequência de uma fuga de cianeto para o Eufrates, que se estende pela Turquia, Síria e Iraque.

A exploração reabriu dois anos mais tarde, depois de a empresa ter sido multada e de ter sido concluída uma operação de limpeza.

Em 2022, uma explosão na mina de carvão turca de Amasra, na costa do Mar Negro, matou 41 trabalhadores.

O pior desastre mineiro no país ocorreu em 2014 numa mina de carvão em Soma, oeste, onde morreram 301 pessoas.

Na sequência destes incidentes, os engenheiros alertaram para o facto de os riscos de segurança serem frequentemente ignorados pelas autoridades e empresas.

Leia Também: Vários trabalhadores soterrados numa mina de ouro na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório