Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Erdogan manifesta "satisfação" com compra prevista de F-16 aos EUA

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, manifestou-se hoje "satisfeito" com a compra prevista de 40 caças F-16 aos Estados Unidos, uma decisão aprovada sábado no Congresso dos EUA.

Erdogan manifesta "satisfação" com compra prevista de F-16 aos EUA
Notícias ao Minuto

22:58 - 12/02/24 por Lusa

Mundo Turquia

"Estamos satisfeitos com o resultado positivo do processo da nossa encomenda dos F-16 aos EUA" iniciado "há algum tempo", segundo o presidente turco, em declarações após uma reunião com o gabinete.

Para Erdogan, "à medida que o veto contra" a Turquia é levantado a "indústria de defesa turca também ganhará impulso".

No fim de semana terminou o prazo de 14 dias para o Congresso recorrer da venda à Turquia, aliada da NATO, e não tendo essa ação avançado, a venda depende agora exclusivamente do executivo, que já indicou a intenção de a formalizar.

O governo dos Estados Unidos avançou com a aprovação após a Turquia ter ratificado a entrada da Suécia na Aliança Atlântica em janeiro.

Segundo a agência oficial de notícias turca Anadolu, o negócio da venda rondará os 23 mil milhões de dólares.

Erdogan viaja esta noite para os Emirados Árabes Unidos e quarta-feira seguirá para o Egito, onde se vai reunir com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al Sisi, com quem discutirá inúmeras questões bilaterais, particularmente a guerra em Gaza.

As autoridades de Gaza informaram que pelo menos 28.300 pessoas foram mortas desde o início da ofensiva israelita em retaliação aos ataques de 7 de outubro perpetrados pelas milícias do Hamas contra o sul de Israel, nos quais cerca de 1.200 pessoas foram mortas.

Leia Também: EUA apreende avião de carga à Venezuela por violação da lei de exportação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório