Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Agricultores. Meloni promete apoio em reunião com associações agrícolas

A primeira-ministra italiana reuniu-se hoje com associações agrícolas e prometeu medidas para garantir preços justos para os agricultores, numa altura em que continuam os protestos com tratores nas ruas em várias partes do país.

Agricultores. Meloni promete apoio em reunião com associações agrícolas
Notícias ao Minuto

22:10 - 09/02/24 por Lusa

Mundo Agricultores

"Queremos abordar a questão muito importante dos custos de produção", disse Giorgia Meloni durante o encontro, segundo fontes citadas pela agência italiana ANSA.

A primeira-ministra italiana garantiu que o seu Governo quer "evitar que os produtos sejam vendidos abaixo do custo de produção e dar aos agricultores um preço justo".

Meloni disse que o Governo iria aumentar as verificações da aplicação da lei sobre práticas comerciais desleais e aumentar a monitorização dos preços dos produtos agrícolas e dos custos médios de produção das principais cadeias de abastecimento.

A governante assegurou ainda que uma medida de alívio fiscal para os agricultores seria alterada, em vez de completamente descartada, para garantir que fosse mais bem direcionada.

A questão pareceu criar algum atrito dentro do Governo, com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes, Matteo Salvini, a dizer que o alívio fiscal não era suficiente.

"Estou convencido de que podemos fazer ainda mais", disse o líder do partido de extrema direita La Liga.

Já o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, um dos principais membros dos Irmãos de Itália (FdI), partido de Meloni, respondeu dizendo que as isenções do imposto Irpef, que o Governo pretendia suspender completamente, permanecerão para 90% dos agricultores italianos.

Quatro tratores conduzidos por agricultores que representam a Redenção Agrícola, um dos vários grupos envolvidos nos protestos pacíficos de tratores em Itália, contra as políticas agrícolas europeias e nacionais e as dificuldades gerais no setor, passaram pelo Coliseu na manhã de hoje como parte de uma pequena manifestação na cidade.

Os tratores, buzinando e escoltados por viaturas policiais, foram recebidos com aplausos enquanto passavam, antes de seguirem para o Circo Massimo.

"Pela primeira vez os tratores entraram no coração da capital sem bandeiras atrás deles. É um grande resultado", disse o líder da Redenção Agrícola, Salvatore Fais.

Sobre as divisões cada vez mais evidentes dentro do movimento de protesto dos tratores, o responsável argumentou que "cada grupo tem os mesmos problemas e cada um trava as suas próprias batalhas".

Para esta noite, está marcada uma marcha de tratores no anel viário GRA da autoestrada de Roma.

Leia Também: Apoio de 320 milhões? CAP acusa ministra de "manobra política"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório