Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Incêndios no Chile. Veterinários já trataram mais de 100 animais

Os fogos que têm assolado o Chile nos últimos dias são "uma tragédia muito maior" do que os fenómenos registados em anos anteriores.

Notícias ao Minuto

09:12 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Chile

Entre os escombros dos incêndios florestais que mataram mais de 120 pessoas no Chile, cães e gatos deixados à sua sorte deambulam cobertos de cinza e queimaduras. Até ao momento, os veterinários da Universidade Viña del Mar já trataram mais de uma centena de animais, resultado da maior emergência natural desde o terramoto de 2010, que provocou 525 mortes e milhares de feridos no Sul do país.

Christopher Romero, de 22 anos, estava às compras quando os fogos atingiram a sua residência naquela localidade, na sexta-feira. O seu pai conseguiu resgatar a família com segurança, mas os seus dois cães, Black e Kiara, fugiram.

No domingo, quando a família regressou a casa para verificar os danos e procurar os animais, um vizinho informou-os de que um cão da raça Akita estava numa ravina, queimado e sem se mexer.

“Fomos ver e era o Black. Não conseguia andar, estava com medo e em choque. Não deixava ninguém aproximar-se dele”, contou o jovem à agência Reuters.

Vizinhos vieram em auxílio da família, que ajudaram a transportar Black até à Universidade Viña del Mar, cujos veterinários têm tratado animais feridos nos incêndios.

Segundo o diretor da instituição, Nicolas Escobar, a clínica já tratou mais de uma centena de cães, gatos e coelhos desde sexta-feira. Ainda que a entidade já tenha recebido animais durante outros incêndios florestais, os fogos que têm assolado o Chile nos últimos dias são “uma tragédia muito maior”.

“Nunca vi uma situação tão complicada”, disse.

A clínica está também a ajudar a localizar os proprietários de animais de estimação perdidos através das redes sociais e da digitalização de microchips. O responsável apontou que já foi possível reunir alguns animais de estimação com os donos, mas muitos continuam desaparecidos. Kiara é um deles.

A onda de calor resultante do fenómeno climático El Niño está a atingir o sul da América Latina, provocando incêndios florestais, agravados pelo aquecimento global. O fenómeno ameaça ainda a Argentina, o Paraguai e o Brasil nos próximos dias.

Entretanto, na segunda-feira, o alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, ofereceu ajuda ao Chile para o combate aos incêndios.

Percorra a galeria.

Leia Também: Incêndios florestais no Chile já fizeram 122 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório