Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Veículo subaquático não tripulado desaparece no 'Glaciar do Juízo Final'

Foram realizadas várias buscas com diversos equipamentos, sem sucesso.

Veículo subaquático não tripulado desaparece no 'Glaciar do Juízo Final'
Notícias ao Minuto

21:25 - 02/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Antártida

Um veículo subaquático não tripulado desapareceu enquanto explorava o Glaciar Thwaites, na Antártida Ocidental, durante o fim de semana.

Ran, que é um de três exemplares que têm contribuído para as investigações realizadas no 'Glaciar do Juízo Final', não regressou da sua segunda expedição no local, segundo adiantou a Universidade de Gotemburgo, em comunicado.

A nota apontou que foram realizadas várias buscas com diversos equipamentos, sem sucesso.

A perda do robô de sete metros de comprimentos é um grande golpe para a investigação em curso no glaciar, que tem o potencial de elevar o nível do mar em vários metros, caso derreta completamente.

“É um pouco como procurar uma agulha num palheiro, mas sem sequer saber onde está o palheiro. Neste momento, as baterias de Ran estão descarregadas. Tudo o que sabemos é que algo inesperado aconteceu debaixo do gelo. Suspeitamos que teve problemas e que algo o impediu de sair”, disse a professora Anna Wåhlin, no comunicado.

Ran estava a ser guiado pelo navio sul-coreano RV/IB Araon, tendo completado vários mergulhos com sucesso, em janeiro.

A instituição de ensino pretende, agora, substituir o aparelho, que foi o primeiro a aventurar-se no glaciar, em 2019. O robô tinha um valor de 3,6 milhões de dólares (3,2 milhões de euros).

Leia Também: Missão portuguesa vai fazer ciência na Antártida a bordo de um veleiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório