Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Restaurante que inspirou 'Ratatouille' perde milhões de euros em vinho

Estabelecimento centenário denunciou desaparecimento de 83 garrafas de vinho, avaliadas em mais de 1,5 milhões de euros.

Restaurante que inspirou 'Ratatouille' perde milhões de euros em vinho
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Paris

O restaurante 'La Tour d'Argent', em Paris, França, descobriu que pelo menos 83 garrafas da sua adega estão desaparecidas. A perda, diz a BBC, está avaliada em mais de 1,5 milhões de euros.

O restaurante, aberto há 442 anos, é conhecido por ter inspirado o filme de 2007 'Ratatouille', da Disney. Descobriu, recentemente, que as garrafas estavam desaparecidas durante um registo de inventário de rotina das 300.000 unidades, que guarda na "maior adega de Paris".

A coleção é tão grande, aliás, que só a ementa dos vinhos do restaurante pesa oito quilos e tem de ser transportada até à mesa num carrinho.

Foi oficializada uma queixa junto das autoridades na semana passada, ainda que não tenham sido encontradas, até ao momento, provas de que se trate de um roubo.

Uma das garrafas desaparecidas é da casa Domaine de la Romanée-Conti, uma das mais caras do mundo. Segundo a BBC, no entanto, a sua venda no mercado negro seria difícil, pois cada garrafa está identificada com um número específico.

Uma garrafa de Romanée-Conti de 1945 foi vendida, em 2018, por 482.000 euros, tornando-se a garrafa de vinho mais cara do mundo na altura.

Segundo a BBC, no entanto, algumas das garrafas individuais da coleção podem ser vendidas por valores até cinco dígitos. Um Grands Échézeaux Domaine De La Romanée-Conti Grand Cru Nicolas de 1966, por exemplo, pode custar até 4.057 libras (cerca de 4.763 euros).

Leia Também: Restaurante Prado e chef João Rodrigues lideram prémios Mesa Marcada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório