Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Isenção de vistos entre China e Singapura entra em vigor em 9 de fevereiro

China e Singapura formalizaram hoje uma isenção mútua de vistos para estadias não superiores a 30 dias, uma medida que entrará em vigor a 09 de fevereiro, véspera do Ano Novo Lunar.

Isenção de vistos entre China e Singapura entra em vigor em 9 de fevereiro
Notícias ao Minuto

11:13 - 25/01/24 por Lusa

Mundo Vistos

A isenção, acordada por representantes dos dois países, aplica-se tanto a viagens turísticas como a viagens com objetivos familiares ou de negócios, mas não para fins profissionais ou jornalísticos, informou a televisão estatal CCTV.

A iniciativa já tinha sido avançada em dezembro passado pelo vice-primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong, durante um fórum bilateral na cidade de Tianjin, no nordeste da China, embora sem especificar a data em que começaria a ser aplicada.

Anteriormente, os cidadãos chineses necessitavam de visto para entrar em Singapura, enquanto os cidadãos de Singapura estavam isentos de visto pela China para viagens até 15 dias, desde julho passado.

A Malásia e a Tailândia, outros destinos populares para os turistas chineses, também aplicaram medidas semelhantes nos últimos meses para atrair os viajantes do país asiático.

O diretor-geral dos Assuntos Consulares do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wu Xi, disse à CCTV que o acordo demonstra "a determinação da China em continuar a promover uma reabertura de alto nível ao mundo".

"Damos as boas-vindas aos amigos de todo o mundo que vêm à China para viajar, fazer negócios, investir e estudar", afirmou.

Depois de quase três anos com as fronteiras fechadas devido à pandemia da covid-19, a China reabriu as portas há um ano e está agora a tentar atrair visitantes e reavivar o investimento estrangeiro, entre outras medidas para impulsionar uma recuperação económica mais lenta do que o esperado.

Em setembro, a China aprovou novas medidas para simplificar os pedidos de visto e facilitar o acesso dos estrangeiros aos sistemas de pagamento eletrónico do país.

Dois meses mais tarde, o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês anunciou que os cidadãos de Espanha, França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Malásia não precisarão de vistos para entrar no país este ano para estadias até 15 dias.

Leia Também: China condena passagem de contratorpedeiro dos EUA por Estreito de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório