Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 17 mortos em combates entre grupo rebelde e exército do Chade

Pelo menos 17 pessoas foram mortas em confrontos entre o grupo rebelde Frente de Alternância e Concórdia Nacional no Chade (FACT) e o exército chadiano no extremo norte do país, declararam hoje as forças armadas.

Pelo menos 17 mortos em combates entre grupo rebelde e exército do Chade
Notícias ao Minuto

17:11 - 10/01/24 por Lusa

Mundo Chade

De acordo com o chefe da unidade do exército envolvida nos confrontos, Abdelmadjide Koiboro, os atacantes fugiram em menos de uma hora após o início do combate. No total, houve 17 mortos, dos quais 15 agressores e dois soldados, adiantou.

Os combates ocorreram de madrugada, quando, segundo Koiboro, os rebeldes da FACT atacaram uma posição do exército chadiano na cidade de Wour, na província nortenha de Tibesti.

Em abril de 2021, o Presidente Idriss Déby Itno, que governava o Chade desde 1991, foi morto durante confrontos entre o exército chadiano e as FACT, que estão sediadas na vizinha Líbia e se opunham ao seu Governo.

O seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno, assumiu o poder, anulando a constituição e dissolvendo o Governo e o parlamento.

O país encontra-se em processo de transição para a restauração da democracia e o regresso ao poder civil, na sequência da adoção de uma nova constituição em dezembro de 2023 e da nomeação do até então líder da oposição Succès Masra como primeiro-ministro.

Leia Também: Líder da oposição no Chade, Succès Masra, nomeado primeiro-ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório