Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Abandonou cães no lixo. Foi encontrado graças a ADN da mãe dos cachorros

Homem abandonou oito cães recém-nascidos num contentor.

Notícias ao Minuto

23:10 - 08/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola está a investigar um homem, suspeito de abandonar oito cães recém-nascidos num contentor em Valladolid, Espanha. As autoridades conseguiram chegar ao suspeito através do ADN da mãe dos animais. 

Num comunicado divulgado este domingo, a Guardia Civil revelou que os animais foram descobertos por um popular, no passado dia 14 de novembro, quando passeava o seu cão. Após ouvir "uivar", abriu "a tampa do contentor e descobriu os oito cachorros recém-nascidos dentro de um saco de plástico". 
 
Na altura, três já estavam sem vida. Os outros cinco animais foram levados pelo homem para receber cuidados veterinários, no entanto, "devido ao seu estado, acabaram por morrer e nada pôde ser feito por eles".

Após ser apresentada queixa, a Guardia Civil fez várias consultas numa base de sados do Departamento de Agricultura e Pecuária da Direção-Geral da Produção Agrícola, na qual se encontra o registo de animais. "Desta forma, reduziu-se o número de possíveis mães cujo perfil coincidia com os animais encontrados", indica a nota.
 
Após esta análise, "foram realizados testes de ADN às possíveis mães para determinar a relação maternofilial dos animais selecionados com os cachorros abandonados, que também foram submetidos a estas análises".
 
Com os resultados obtidos, a Guardia Civil conseguiu chegar ao proprietário de uma cadela "cujo perfil genético coincidia com o dos animais abandonados" e é agora suspeito de maus-tratos a animais.

Foi partilhado um vídeo do momento em que os animais foram encontrados, que pode ver na galeria acima.

Leia Também: Mulher morre após queda do 7.º andar em Lyon. Marido detido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório