Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Isenção de vistos para cidadãos do Kosovo é "decisão histórica"

O Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE) qualificou a isenção de vistos para cidadãos do Kosovo, que hoje entrou em vigor, como "uma decisão histórica".

Isenção de vistos para cidadãos do Kosovo é "decisão histórica"
Notícias ao Minuto

17:31 - 01/01/24 por Lusa

Mundo Kosovo

Numa mensagem publicada na sua conta pessoal na rede social X, Josep Borrell considerou que a decisão "traz significativos benefícios tanto para o Kosovo como para a UE".

A partir de hoje, os cidadãos do Kosovo podem viajar para o espaço Schengen sem necessidade de visto.

"Todos os Balcãs estão agora ligados ao espaço Schengen, através da liberalização dos vistos", destacou Borrell.

O novo regime, que entrou em vigor à meia-noite, permite que os kosovares viajem para o espaço Schengen sem passaporte ou visto, em caso de estadas com duração de 90 dias por cada período de 180 dias.

O Kosovo, com 1,8 milhões de habitantes, é o último país dos seis Balcãs Ocidentais a beneficiar da isenção de vistos para estadias turísticas nos países subscritores do tratado de Schengen sobre a livre circulação.

Este benefício é visto pelo Kosovo, que proclamou a sua independência em 2008, como um passo fundamental para o pleno reconhecimento pela UE.

O Kosovo apresentou o pedido oficial de adesão à UE em dezembro de 2022, mas cinco Estados-membros ainda não reconhecem a independência da antiga província da Sérvia: Chipre, Grécia, Roménia, Eslováquia e Espanha.

Segundo a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, o Kosovo cumpriu todos os critérios necessários para beneficiar do regime de isenção de vistos em 2018, incluindo a gestão das fronteiras e da migração.

Porém, a decisão foi sendo adiada por receio de alguns Estados-membros, como França e Países Baixos, em relação a potenciais novas ondas migratórias.

A partir de hoje, os kosovares podem entrar sem visto num espaço formado pelos 27 Estados-membros da UE e mais quatro países não comunitários, num total de 4,3 milhões de quilómetros quadrados e 423 milhões de pessoas.

"Este dia é importante. Uma grande injustiça foi eliminada e um grande direito foi conquistado", disse o primeiro-ministro, Albin Kurti, no aeroporto de Pristina, capital do Kosovo.

Leia Também: Cidadãos do Kosovo podem viajar para UE sem visto a partir de hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório