UE e Chile assinam acordos para fortalecer cooperação político-económica

A União Europeia (UE) e o Chile acordaram um programa para fortalecer a cooperação política, fomentar o comércio e o investimento entre o bloco comunitário e o país sul-americano, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Bandeira do Chile

© iStock

Lusa
13/12/2023 15:19 ‧ 13/12/2023 por Lusa

Mundo

UE e Chile

Em comunicado, o executivo comunitário referiu que os acordos assinados entre os 27 da UE e o Chile vão "fortalecer a cooperação política, e fomentar o comércio e o investimento".

"Estes acordos desencadeiam um quadro ambicioso e moderno para aprofundar e alargar as relações UE-Chile. Vão promover oportunidades económicas para os dois lados enquanto aprofundam valores comuns, incluindo compromissos substanciais e provisões específicas em matéria de direitos humanos, comércio sustentável e igualdade de género", acrescentou a Comissão, na mesma nota informativa.

Com estes acordos, Bruxelas espera reforçar as cadeias de abastecimento, face ao contexto de incerteza geopolítica, e o acesso a matérias-primas. Reunir apoios e esforços na luta contra as alterações climáticas é outras das metas estabelecidas.

Leia Também: Presidente do Chile apela a "reforma estrutural" da ONU após veto dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas