Procurar

Guerra dos 12 dias? "Até esta noite, enterrámos 1.060 mártires" no Irão

Mais de mil pessoas morreram no Irão, na sequência da guerra de 12 dias com Israel, anunciou hoje o diretor da Fundação dos Mártires e Veteranos do país.

Guerra dos 12 dias? "Até esta noite, enterrámos 1.060 mártires" no Irão

© ATTA KENARE/AFP via Getty Images

Lusa
07/07/2025 20:08 ‧ há 1 mês por Lusa

"Até esta noite, enterrámos 1.060 mártires em todo o país", declarou Saeed Ohadi, numa entrevista na televisão estatal iraniana.

 

Um relatório anterior estimava que pelo menos 935 pessoas tivessem morrido na guerra, que começou a 13 de junho com um ataque israelita e terminou com um cessar-fogo a 24 de junho.

Durante o conflito de 12 dias Israel atacou instalações militares, nucleares e energéticas iranianas, bem como zonas residenciais em Teerão.

Israel matou pelo menos 30 comandantes militares de topo e 11 cientistas nucleares, enquanto o Irão respondeu com vagas de ataques de mísseis.

O Presidente do Irão acusou Israel de tentativa de assassínio, sem especificar quando, numa entrevista ao apresentador norte-americano Tucker Carlson, hoje transmitida.

"Estava numa reunião (...), tentaram bombardear a zona onde estávamos a realizar essa reunião", acrescentou Massoud Pezeshkian, garantindo que "foi Israel", de acordo com a tradução de um intérprete.

Na mesma entrevista, Pezeshkian acusou também Israel de cometer crimes de guerra, uma vez que mataram comandantes iranianos enquanto "estavam a passar as noites com as famílias, em casa", acrescentando que também os cientistas do programa nuclear foram mortos da mesma forma em ataques que "mataram as famílias e civis". 

No domingo, dois soldados iranianos morreram quando tentavam desarmar explosivos numa zona atingida por bombardeamentos israelitas durante a guerra entre o Irão e Israel, noticiaram os meios de comunicação social locais.

O Irão anunciou na quinta-feira a reabertura do espaço aéreo, incluindo sobre Teerão, que tinha encerrado no primeiro dia da guerra contra Israel.

Leia Também: Presidente do Irão acusa Israel de tentativa de homicídio: "Falharam"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10