Marcus Fakana, o jovem britânico que acabou condenado a um ano de prisão no Dubai após um "romance de férias" com uma rapariga que, na altura, tinha 17 anos, foi libertado após receber "um perdão real". A informação foi confirmada, esta segunda-feira, pelo grupo de campanha denominado 'Detained In Dubai', que tem divulgado atualizações sobre o caso.
Marcus Fakana, de 18 anos, de Tottenham, no norte de Londres, recebeu o perdão do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, e encontra-se em segurança no Reino Unido, onde chegou na quinta-feira.
"Tudo aconteceu muito depressa e ele estava nervoso até o avião sair da pista. Estamos aliviados por Marcus ter sido libertado mais cedo da sua pena de prisão de um ano. Ele está atualmente a recuperar", disse Radha Stirling, diretora executiva do grupo, citada num comunicado.
"Ele está muito grato por todo o apoio que recebeu durante esta situação dolorosa. Marcus vai recuperar por um curto período de tempo antes de contar a história pelas suas próprias palavras", acrescentou, agradecendo à embaixada do Reino Unido e ao governo do Dubai "por apoiarem o processo de indulto".
"Sugerimos que seja implementado um processo legal acelerado para os turistas, de modo a reduzir o número de penas de prisão desnecessárias", apontou ainda.
O jovem, recorde-se, foi condenado no ano passado. Marcus Fakana estava com a família nos Emirados Árabes Unidos, quando conheceu a jovem que, tal como ele, é de Londres, e, atualmente, é já maior de idade.
O britânico alegou que o casal manteve o romance em segredo da família da rapariga "porque eram rigorosos". Ambos esperavam continuar a ver-se no Reino Unido. Contudo, a polícia apareceu no hotel e deteve-o.
A detenção (e posterior condenação), surgiu depois de a mãe da rapariga ter encontrado conversas e fotografias quando regressaram ao Reino Unido. Posteriormente, contactou a polícia do Dubai e apresentou queixa.
Recorde-se que o Dubai é conhecido pelas suas leis rigorosas em matéria de drogas, álcool e sexo - a idade de consentimento é de 18 anos.
Leia Também: Quincy Promes extraditado do Dubai vai cumprir sete anos e meio de prisão