Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

COP28: Nova redação do texto final vai prolongar-se pela noite dentro

 As negociações para a redação de uma nova proposta de texto do Balanço Global da COP28 vai prolongar-se pela noite dentro, segundo o porta-voz da Presidência da cimeira.

COP28: Nova redação do texto final vai prolongar-se pela noite dentro
Notícias ao Minuto

18:37 - 12/12/23 por Lusa

Mundo COP28

Numa nota enviada à comunicação social, refere-se que o Presidente da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), Sultan Al Jaber, "está determinado em entregar uma versão do texto que tenha o apoio de todas as partes" e que as negociações vão prolongar-se até às 03:00 (hora local).

A proposta mais recente foi conhecida na segunda-feira e mereceu a rejeição de vários países e da União Europeia, uma vez que não fixava qualquer objetivo comum de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, como previam versões anteriores.

Seguiu-se uma longa noite de negociações e havia a expectativa de que um novo texto fosse apresentado na manhã de hoje, último dia da cimeira, uma vez que Al Jaber pretendia concluir os trabalhos às 11:00.

Ao final da manhã, o diretor-geral da COP28 atualizou os jornalistas, referindo que o presidente estaria a ultimar um novo rascunho do Balanço Global do Acordo de Paris, que está a ser feito pela primeira vez após oito anos da adoção, com base nas linhas vermelhas apresentadas pelas partes durante a noite.

O impasse é motivado, sobretudo, pela questão dos combustíveis fósseis, com vários países a exigir que o texto final refira a sua eliminação gradual, em linha com os objetivos do Acordo de Paris, que fixou como objetivos a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a limitação do aumento das temperaturas mundiais a 2 ºC acima dos valores da época pré-industrial, e de preferência que não aumentem mais de 1,5 ºC.

Seria uma decisão histórica se fosse aprovado por consenso pelos 194 Estados, mais a União Europeia, que ratificaram o acordo em 2015.

Durante as negociações, que decorrem há quase duas semanas no Dubai, chegaram a estar em cima da mesa diferentes opções de formulação que referiam a redução gradual e eliminação dos combustíveis fósseis ou apenas o fim dos chamados 'unabated', ou seja, aqueles em que não é possível a captura do carbono.

"Estamos a tentar concordar num plano para preencher as falhas entre onde o mundo se encontra e onde precisa de estar para manter os 1,5ºC ao alcance. Essa tem sido a nossa estrela do norte e parte disso passa por incluir os combustíveis fósseis no texto", disse, ao final da manhã, o embaixador Majid Al Suwaidi e diretor-geral da COP28.

"Se conseguirmos, seria histórico", acrescentou, ressalvando, no entanto, que se trata de um processo de consenso e que, acima de tudo, é necessário encontrar um equilíbrio entre os países.

Leia Também: Amnistia denuncia "julgamento em massa" de vários ativistas durante COP28

Recomendados para si

;
Campo obrigatório