Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Amnistia denuncia "julgamento em massa" de vários ativistas durante COP28

A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje que mais de 80 cidadãos dos Emirados Árabes Unidos (EAU), incluindo defensores dos direitos humanos, enfrentam esta semana um "julgamento em massa" por terrorismo, à margem da cimeira do clima (COP28).

Amnistia denuncia "julgamento em massa" de vários ativistas durante COP28
Notícias ao Minuto

15:39 - 12/12/23 por Lusa

Mundo COP28

Aya Majzoub, diretora regional adjunta da AI para o Médio Oriente e o Norte de África, denunciou o julgamento, que considerou "uma demonstração espantosa de desprezo pelos direitos humanos por parte das autoridades dos Emirados", em comunicado.

A diretora criticou também o facto de este julgamento estar a decorrer durante aquela que foi anunciada como "a COP mais inclusiva da história".

Entre os 80 arguidos estão vítimas de julgamentos em massa anteriores, como Mohamed al-Siddiq, pai da falecida ativista Alaa al-Siddiq; prisioneiros de consciência, como Khaled al-Nuaimi, Hadef al-Owais, Nasser bin Ghaith e Sultan al-Qasimi; e ainda defensores dos direitos humanos dos Emirados, como Ahmed Mansur e Mohamed al-Roken.

Alguns dos arguidos estão em prisão há mais de 10 anos e "isolados do mundo", disse Aya Majzoub.

Majzoub afirmou ainda que, em muitos casos, a única forma de comunicação acessível aos prisioneiros são "telefonemas monitorizados para pedir às famílias que arranjem um advogado".

A Amnistia acusou os Emirados Árabes Unidos de abafar as acusações, as sentenças e outros documentos oficiais relativos a processos por motivos políticas, e os meios de comunicação social estatais por esconderem o novo julgamento em massa.

Majzoub afirmou que o momento "parece ter sido deliberadamente planeado para enviar uma mensagem clara ao mundo de que não tolerará a mais pequena dissidência pacífica" e que as autoridades não irão implementar quaisquer medidas de mente aberta.

"A COP28 já expôs a repressão legalizada da dissidência nos Emirados Árabes Unidos", afirmou Aya Majzoub.

A diretora apontou, por fim, que não se realizaram protestos na conferência sobre o clima "porque os ativistas temem a imposição de leis que criminalizam as críticas ao governo".

Leia Também: COP28. Pouco representados na cimeira, jovens sentem falta de espaço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório