Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

COP28. Pouco representados na cimeira, jovens sentem falta de espaço

Ao longo de quase duas semanas, foram poucos os jovens portugueses a passar pela cimeira do clima, no Dubai, e o problema, dizem, está na falta de espaço que lhes é aberto para participarem nas discussões.

COP28. Pouco representados na cimeira, jovens sentem falta de espaço
Notícias ao Minuto

11:33 - 12/12/23 por Lusa

País COP28

A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) está quase a terminar e, ao longo de quase duas semanas, passaram pela cimeira alguns jovens portugueses, mas poucos e a maioria em trabalho.

A agência Lusa conversou com duas jovens que, apesar de não integrarem a delegação portuguesa, estão no Dubai desde o final de novembro para acompanhar a cimeira e ambas falaram sobre a falta de espaço para os jovens entrarem na discussão e nos processos de decisão.

"Em Portugal há uma grande falta de representação jovem em espaços políticos, incluindo na COP. Eu própria não sei como é que funciona a delegação portuguesa que cá vem, são processos muito fechados e parece-me que não há esforço para haver representação jovem", disse Bianca Castro.

Esta é a quarta vez que participa numa cimeira do clima e nunca o fez através da delegação portuguesa. Este ano, veio com a Greenpeace Internacional, organização não-governamental da qual faz parte.

Para Mariana Maraschin, a porta de entrada para a COP28 foi outrah a associação Youth Climate Leaders, uma organização que representa os jovens criada no Brasil em 2018 e que está em Portugal há dois anos.

Apesar de Mariana viver em Portugal há sete anos, foi pela delegação brasileira que viajou para a cimeira.

A falta de representação dos jovens em Portugal é um problema que também identifica e, apesar de reconhecer que a mobilização não é tão significativa como no Brasil, não é neles que coloca o ónus.

"Tem muito a ver com a falta de sermos ouvidos", explicou, sublinhando a necessidade de impulsionar os governantes a envolverem os jovens nos processos de decisão.

"Há muitos que querem participar, mas não sabem sequer como podem fazê-lo, porque não pertencem a esses espaços, não lhes foi dada essa oportunidade", acrescentou.

Por outro lado, e do ponto de vista dos ativistas climáticos, Bianca Castro acrescenta que existe também a perceção de que não é da COP28, à semelhança das anteriores, que sairá a mudança necessária.

"Enquanto há pessoas que estão aqui, em Portugal também houve uma marcha por justiça climática, também está a haver resistência e acho que isso é o que é mais importante. (...) Este é apenas mais um sítio onde vamos lutar, mas não é o sítio mais essencial", defendeu.

Exemplo do que reforça esse ceticismo é, precisamente, a forma como está a decorrer a COP28h uma montanha-russa de expectativas em que o ceticismo inicial deu lugar a alguma esperança crescente ao longo de quase duas semanas, mas que caiu por terra com a proposta de texto final para o Balanço Global apresentada na segunda-feira pelo presidente da cimeira.

"O que é mais triste é que o que está a acontecer não é surpreendente", lamentou Bianca Castro, que não é estreante nas cimeiras e antecipa que não será possível chegar a um texto final satisfatório.

"Isso seria um texto em que houvesse [um compromisso por] um abandono dos combustíveis fósseis justo e equitativo e por uma forma justa de chegar a financiamento suficiente para perdas e danos, e não é possível acreditar que isso possa acontecer", concluiu.

A COP28 está a decorrer no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 30 de novembro e tem encerramento marcado para hoje, mas poderá prolongar-se até que seja aprovado o texto final, ao contrário da expectativa do presidente da cimeira, Sultan Al Jaber, que esperava concluir os trabalhos até às 11h00 de hoje (07h00 em Lisboa).

Leia Tambémh COP28h Presidente ultima novo rascunho com base nas linhas vermelhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório