Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Zelensky diz que falou com Orbán de forma direta sobre a União Europeia

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, referiu-se hoje à conversa que manteve no domingo com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na Argentina, dizendo que se tratou de uma troca de palavras direta sobre a Europa.

Zelensky diz que falou com Orbán de forma direta sobre a União Europeia
Notícias ao Minuto

08:43 - 11/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

margem da cerimónia [tomada de posse do Presidente argentino], falei com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Foi uma conversa muito direta, centrada nas questões europeias", afirmou Zelensky num discurso divulgado hoje.

O líder ucraniano não divulgou mais detalhes sobre o diálogo que manteve com Orbán.

As imagens dos dois líderes que discutiam de forma intensa e sem intérpretes no espaço que lhes foi atribuído para assistirem à tomada de posse do Presidente argentino Javier Milei, em Buenos Aires, provocaram especulação sobre o conteúdo da conversa.

O governo de Orbán tem repetido várias vezes nos últimos dias que vai votar contra a abertura de negociações de adesão entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia durante a reunião do Conselho Europeu, esta semana.

O primeiro-ministro húngaro já afirmou que a Ucrânia não está preparada para integrar o bloco europeu e invocou como motivo a alegada discriminação da minoria húngara ucraniana.

Na semana passada, Kyiv alterou novamente a lei referente às populações minoritárias tal como recomendou a UE e, pela primeira vez em vários meses, a Ucrânia manteve contactos ao mais alto nível com o Governo de Orbán para tentar alterar a posição de Budapeste no próximo Conselho Europeu.

Orbán tem sido o líder europeu mais crítico em relação à Ucrânia defendendo o fim da ajuda militar a Kyiv.

O chefe do Executivo húngaro é favorável à realização de negociações com a Rússia desde o início do conflito e é o único líder europeu que, até ao momento, recusou encontrar-se com Zelensky.  

Leia Também: Borrell critica Orbán por querer cortar apoio à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório