A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, anunciou, no sábado, a detenção de um homem, na semana passada, pela morte a tiro de quatro pessoas, incluindo de três homens em situação de sem-abrigo, no espaço de apenas alguns dias.
O suspeito foi identificado como Jerrid Joseph Powell, de 33 anos, sendo que a sua detenção ocorreu na quinta-feira, na sequência de um homicídio seguido de assalto na quarta-feira. Só mais tarde é que as autoridades perceberam que Powell seria o alegado autor dos outros três homicídios.
A detenção surgiu ainda apenas um dia depois de ter sido anunciada uma 'caça ao homem' contra um potencial assassino em série na região de Los Angeles.
A primeira vítima, um homem de 37 anos, foi atacada na rua pelas 3h00 (hora local) de domingo, dia 26 de novembro, a segunda morte, de um homem de 62 anos, ocorreu na segunda-feira pelas 4h55, finalmente, a terceira pessoa em situação de sem abrigo, outro homem, de 52 anos, foi atacada pelas 2h30 de quarta-feira.
Desconhecem-se os motivos que levaram a ataques contra pessoas desalojadas, sendo que os tiroteios ocorreram "sem provocação", garantiu o chefe da polícia de Los Angeles à ABC News. Todos os ataques ocorreram, contudo, quando as vítimas encontravam-se a dormir na rua.
O quarto homicídio terá ocorrido na localidade de San Dimas, já longe da área metropolitana de Los Angeles, após o suspeito ter alegadamente seguido a vítima a partir de uma estação de carregamento até à sua casa.
Câmaras de videovigilância captaram o veículo de Powell nos três locais de crime dos ataques a pessoas sem-abrigo, tal como uma arma recuperada no interior da viatura. O mesmo carro foi depois conectado com o quarto tiroteio.
Apesar da acusação de quatro homicídios, o chefe do departamento policial, Michael Moore, não acredita que os crimes de Powell tenham começado no domingo passado. "Tenho sérias dúvidas sobre isso. Não vejo como quando se olha para a sequência de casos em quatro dias, quatro indivíduos brutalmente assassinados, e a forma como foram mortos. Tenho dúvidas que isto tenha começado apenas no domingo de manhã", avisou.
Além disso, a polícia não afasta o surgimento de mais crimes e assaltos conectados com Powell, dada a sua disponibilidade para perseguir uma vítima para fora da área metropolitana da cidade.
A região de Los Angeles é a mais densamente povoada de todos os Estados Unidos, com cerca de 10 milhões de habitantes, mas também é a região com mais pessoas em situação de sem-abrigo do país - uma em cada cinco pessoas sem-abrigo vive nas ruas de Los Angeles. Em janeiro, os dados oficiais, citados pela Associated Press, davam conta de mais de 75 mil pessoas sem-abrigo em Los Angeles.
Leia Também: Polícia de Las Vegas procura suspeito de matar dois sem-abrigo