Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Surgem as primeiras imagens do sismo que abalou as Filipinas

Sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter fez tremer o país asiático. Japão, Indonésia, Malásia e Palau poderão ser atingidos por ondas geradas por este abalo.

Notícias ao Minuto

16:47 - 02/12/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Sismo

As redes sociais estão a encher-se de imagens do momento em que um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter atingiu, este sábado, as Filipinas, e das suas consequências imediatas. A Agência Filipina de Sismologia PHIVOLCS disse que ondas resultantes do sismo podem atingir as Filipinas à meia-noite local (16h00 em Portugal continental).

Depois do sismo inicial, de maior intensidade, já foram sentidos mais de 15 novos abalos: um dos quais de magnitude 6,5.

A emissora japonesa NHK disse que o Japão poderá ser atingido por ondas de tsunami de até um metro, resultantes da atividade sísmica no país vizinho. As previsões são de que o país poderá vir a ser afetado, mas um pouco mais tarde, prevendo-se que as ondas possam atingir a costa oeste do Japão por volta 16h30 em Portugal continental - já 1h30 de domingo no país.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, espera que as ondas do 'tsunami' atinjam também a Indonésia, Palau e a Malásia.

Espreite as imagens que vão sendo publicadas nas redes sociais do momento:

Veja também o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Sismo de magnitude 7,5 atinge Filipinas. Emitido alerta de tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório