Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 28º

Guerra na Ucrânia "é um insulto" aos valores da OSCE

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Macedónia do Norte, Bujar Osmani, condenou hoje a guerra da Rússia contra a Ucrânia como um insulto aos valores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Guerra na Ucrânia "é um insulto" aos valores da OSCE
Notícias ao Minuto

11:26 - 30/11/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia é um insulto" aos valores da OSCE, disse Osmani, que também é o presidente em exercício da organização, na abertura do conselho anual da organização europeia.

Esta guerra "mina a confiança, o diálogo e a nossa capacidade de agir", acrescentou o ministro da Macedónia do Norte na sua intervenção, perante o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, cuja participação no evento levou a Ucrânia, a Polónia e os Estados Bálticos a boicotar a reunião.

Lavrov chegou pouco depois das 10:00, no horário local (09:00 em Lisboa) e deverá, assim como os demais representantes, falar durante a manhã.

Os seus homólogos estónio, letão e lituano decidiram boicotar a cimeira, acreditando que a presença de Lavrov pode levar "ao risco de legitimar o agressor que é a Rússia como membro de pleno direito da nossa comunidade de nações livres".

"O lugar de Lavrov é num tribunal especial, não na mesa da OSCE", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Margus Tsahkna.

Kiev também está a boicotar a reunião, criticando a participação no evento de "um Estado que desencadeou a maior agressão armada na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial".

A Polónia, que em 2022 se recusou a permitir que o ministro russo participasse na reunião da OSCE que organizava, descreveu a presença de Lavrov em Skopje como "inaceitável".

Serguei Lavrov chegou à Macedónia do Norte durante a madrugada, "apesar das intrigas dos inimigos", escreveu a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, na rede social Telegram.

A Bulgária tinha primeiro autorizado Lavrov - alvo de sanções ocidentais pelo conflito na Ucrânia - a sobrevoar o seu espaço aéreo, mas depois revogou esta autorização devido à presença no seu avião de Zakharova, também sancionada pelo país e proibida de entrar na União Europeia.

Foi, portanto, passando pela Grécia que o avião de Lavrov finalmente chegou à Macedónia do Norte, segundo as agências de notícias russas e o website FlightRadar.

A Organização, criada em 1975 como fórum de diálogo entre o Oriente e o Ocidente, atravessa a crise mais grave da sua história desde a invasão russa da Ucrânia.

Leia Também: Rússia envia nova divisão aerotransportada, diz inteligência britânica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório