Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Presidente irlandês condena "ataque terrível" que feriu três crianças

Para além de uma criança, de cinco anos, ter ficado em estado grave, também uma funcionária da creche foi hospitalizada. A mulher terá defendido as crianças, já depois de o agressor ter atacado a criança em questão na zona do pescoço. Outros dois menores ficaram com ferimentos leves - um homem de 50 anos também foi hospitalizado.

Presidente irlandês condena "ataque terrível" que feriu três crianças
Notícias ao Minuto

23:59 - 23/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Dublin

O presidente da Irlanda, Michael Higgins, emitiu, esta quinta-feira, um comunicado na sequência dos esfaqueamentos que aconteceram esta tarde junto a uma creche em Dublin, na Irladanda. "Os nossos pensamentos estão com cada uma das crianças - e com as famílias - afetadas pelo ataque terrível de hoje no centro de Dublin", começou por referir.

"Estamos, principalmente, a pensar na criança de cinco anos e na funcionária, que estão em estado grave no hospital. Desejamos uma recuperação total", acrescentou. Para além destas duas vítimas, duas outras crianças, de cinco e seis anos, e um homem também foram feridos durante o ataque.

Segundo uma fonte ouvida pelo Irish Independent, a mulher terá ficado ferida depois de defender as crianças. A mesma fonte disse ainda à publicação que a intervenção da funcionária, com cerca de 30 anos, aconteceu depois de a criança que está em estado grave ter sido esfaqueada na zona do pescoço.

Uma das crianças já teve alta hospitalar, e o homem, com cerca de 50 anos, também terá ferimentos considerados graves, de acordo com o que as autoridades disseram às publicações locais.

“We are particularly thinking of the five-year-old girl and the member of staff caring for her who are both in serious condition in hospital. All of our prayers are with each of them for a full recovery.

No desenrolar desta situação, protestos violentos começaram a surgir junto ao estabelecimento escolar, e, de acordo com as autoridades, os protestos foram motovados por uma "fação" ligada à "extrema-direita" do país. Para além de carros incendiados, alguns hooligans terão também agredido as forças policiais. A ministra da Justiça, Helen McEntee, referiu que os ataques aos agentes serão "condenados" e tratados com "severidade".

Higgins também se referiu a estes protestos e ações violentas. “A polícia merece todo o nosso apoio para lidar com este incidente. Este terrível incidente é da responsabilidade da polícia e o facto de ser usado ou abusado por grupos com uma agenda que ataca o princípio da inclusão social é repreensível e merece a condenação de todos aqueles que acreditam no Estado de direito e na democracia", referiu o chefe de Estado irlandês.

Leia Também: Quem são as vítimas do ataque em Dublin? Todos os detalhes do caso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório