Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Quem são as vítimas do ataque em Dublin? Todos os detalhes do caso

As autoridades já revelaram as idades das vítimas, havendo ainda relatos de testemunhas sobre o que se passou no local. Há três pessoas em estado grave, entre elas uma criança de cinco anos. Agressor já foi detido e a hipótese de terrorismo foi descartada.

Quem são as vítimas do ataque em Dublin? Todos os detalhes do caso
Notícias ao Minuto

18:54 - 23/11/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Dublin

À medida que a investigação policial a um esfaqueamento junto a uma escola em Dublin, na Irlanda, vai avançando, também novos detalhes sobre o caso vão sendo conhecidos.

O ataque aconteceu no centro da capital irlandesa, deixando uma criança a lutar pela vida, assim como uma mulher em estado grave.

Apesar de o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, já ter dito que "os factos ainda estão a surgir" e as autoridades estarem a seguir uma "linha de investigação final" após a detenção de um suspeito, já são conhecidas, pelo menos, as idades das vítimas.

Após o ataque, que aconteceu por volta das 13h40, um homem foi detido - tendo também recebido tratamento devido a ferimentos ligeiros, que se acredita terem sido autoinfligidos.

Segundo um dos responsáveis pela polícia nacional irlandesa, Liam Geraghty, as autoridades não procuram mais ninguém em conexão com o caso para além do suspeito, que tem está 'na casa' dos 50 anos.

A polícia nacional descartou - pelo menos, por agora -, a hipótese de que este ataque esteja relacionado com atos terroristas. Segundo o responsável disse em conferência de imprensa, este esfaqueamento parece ter sido um "ataque independente".

Mas quem são as vítimas (e em que estado de saúde se encontram)?

Logo de início foram identificadas cinco vítimas -  dois adultos e três crianças, que foram transportados para hospitais da região. Inicialmente, uma das crianças e uma adulta - que, de acordo com o Irish Times, será funcionário do estabelecimento escolar - estariam em estado grave, mas sabe-se agora que também o outro adulto, um homem, está em estado crítico.

"Uma menina de cinco anos sofreu ferimentos graves e está a receber tratamento de emergência no Children's Health Ireland at Temple Street", referiu o superintendente, referindo que, num outro hospital estava a receber tratamento por ferimentos graves uma mulher com cerca de 30 anos.

"Um homem com cerca de 50 anos está também a ser tratado devido a ferimentos graves num outro hospital", acrescentou, informando que o local onde aconteceu o ataque continua interdito enquanto as autoridades estão a investigar.

As outras vítimas são um menino de cinco anos e uma menina de seis anos. "O rapaz já teve alta", contou ainda, garantindo que os pais de todas as crianças estavam a receber apoio.

Como aconteceu o esfaqueamento?

O ataque contou com os olhos atentos de várias testemunhas, que, em conversa com os média locais, como a publicação The Irish Independent, contaram como a cena de terror se desenrolou. "As crianças estavam a andar. De repente, uma delas caiu, depois outra, e depois outra", referiu a testemunha à publicação, acrescentando que o suspeito começou a correr.

Segundo o que a mesma pessoa explicou, o homem levava uma faca na mãe e tropeçou, e, assim que isso aconteceu "várias pessoas saltaram-lhe para cima".

Em declarações à estação pública irlandesa RTE, outra testemunha ocular, Siobhan Kearney, explicou como tentou ajudar, juntamente com outra cidadã, perante uma situação que descreveu como "caos absoluto".

"Olhei para o outro lado da rua e vi o homem e os gestos de esfaqueamento em frente a muitas crianças, pelo que atravessei a estrada. O homem tinha acabado de esfaquear duas crianças", relatou.

Kearney indicou que várias pessoas "tentaram atacar o suspeito" e que ela e outra "senhora norte-americana" formaram um círculo "em torno do homem". "Três minutos mais tarde, chegou a ambulância para levar as crianças e depois outra ambulância e bombeiros para se ocuparem do homem no chão", indicou, corroborando a ideia da testemunha que falou com o Irish Independent, de que várias pessoas "formaram um cordão à volta" do suspeito.

[Notícia atualizada às 19h43]

Leia Também: "Factos a surgir". PM irlandês confirma detenção após esfaqueamentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório