Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Bangladesh condena 139 membros e ativistas da oposição antes das eleições

O Bangladesh condenou 139 dirigentes e ativistas da oposição nas últimas 48 horas, denunciaram hoje advogados e procuradores, numa intensificação da repressão contra os manifestantes antigovernamentais no período que antecede as eleições.

Bangladesh condena 139 membros e ativistas da oposição antes das eleições
Notícias ao Minuto

17:00 - 20/11/23 por Lusa

Mundo Bangladesh

Muitos dos condenados pertencem ao Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP), o principal partido da oposição, e foram acusados de violência durante as manifestações, fogo posto e obstrução à polícia.

Foram condenados a penas que variam entre alguns meses e três anos e meio de prisão, segundo a agência francesa AFP.

O Bangladesh deverá realizar eleições gerais em 07 de janeiro, que os partidos da oposição ameaçam boicotar por receio de que sejam manipuladas.

A primeira-ministra Sheikh Hasina, 76 anos, está a tentar obter um quarto mandato consecutivo, apesar das preocupações expressas pelos Estados Unidos e por outros países quanto à realização de eleições livres e justas.

O BNP, que anteriormente condenou a realização de eleições fraudulentas, organizou, desde o ano passado, grandes manifestações para exigir a demissão de Hasina e a organização de eleições por um governo neutro.

Desde o final de outubro, a polícia tem vindo a reprimir a oposição, prendendo quase todos os dirigentes do BNP, bem como milhares de ativistas e apoiantes.

Pelo menos 132 ativistas e dirigentes do BNP foram condenados no domingo e hoje por dois tribunais de Daca, a capital do país da Ásia do Sul, disseram dois procuradores à AFP.

O responsável pelos assuntos jurídicos do BNP, Kayser Kamal, acusou os tribunais de atuarem como um instrumento político da primeira-ministra.

"Os processos foram conduzidos com base em considerações políticas. Estes processos visavam apenas os líderes da oposição que tinham participado nas eleições legislativas no passado e que poderão concorrer às eleições no futuro", declarou Kamal à AFP.

Segundo Kamal, "a ideia é acabar com o BNP e prender todos os líderes e ativistas da oposição no país".

Em 28 de outubro, a polícia dispersou uma grande manifestação da oposição em Daca após o assassinato de um oficial, tendo o BNP afirmado que 13 pessoas foram mortas na repressão.

O BNP afirma igualmente que, desde então, foram detidos pelo menos 13.210 dos seus dirigentes e ativistas.

Leia Também: 300 pescadores desaparecidos após passagem de ciclone no Bangladesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório