Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Investigadora raptada há 8 meses no Iraque surge em vídeo recente

Esta é a primeira vez que a mulher é vista desde a notícia do seu rapto.

Investigadora raptada há 8 meses no Iraque surge em vídeo recente
Notícias ao Minuto

13:16 - 14/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Desaparecimento

Um vídeo emitido numa televisão iraquiana e que circulou em redes sociais pro-iranianas, esta segunda-feira, parecem mostrar uma investigadora de dupla nacionalidade, israelita e russa, que foi alegadamente raptada no Iraque. Esta é a primeira vez que a mulher é vista nos últimos 8 meses.

Até hoje, ninguém assumiu responsabilidades no rapto de Elizabeth Tsurkov, embora no início deste ano, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tenha alegado que a mulher estava detida pela poderosa milícia iraquiana Kataeb Hezbollah, apoiada pelo Irão.

A Associated Press esclarece que não conseguiu verificar a autenticidade do vídeo divulgado na segunda-feira. Nele, Tsurkov fala em hebraico com legendas em árabe, apelando a esforços para garantir a sua libertação e para o fim da guerra em Gaza. Tudo indica que o vídeo foi feito após o ataque surpresa do Hamas em Israel, a 7 de outubro.

Um porta-voz da família de Tsurkov disse, em comunicado, que ver estas imagens "é encorajador", pois pode representar uma "prova de vida". "Embora não possamos comentar o que Elizabeth está a dizer, esperamos que este seja um passo importante no processo de a levar para casa, para junto da sua família", indicam.

Tsurkov, uma estudante de doutoramento de 37 anos, cujo trabalho se centra no Médio Oriente e, especificamente, na Síria e no Iraque, desapareceu em Bagdade, a capital iraquiana, em março, enquanto recolhia informações para o seu doutoramento, na Universidade de Princeton. Tinha entrado no país com o seu passaporte russo, uma vez que Israel e o Iraque não mantêm relações diplomáticas.

Leia Também: Milícia pró-iraniana ataca base de coligação antiterrorista no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório