Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

PR guineense reafirma compromisso numa exploração sustentável de recursos

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje o seu compromisso na exploração sustentável dos recursos naturais do país para que possam servir também às futuras gerações.

PR guineense reafirma compromisso numa exploração sustentável de recursos
Notícias ao Minuto

21:52 - 06/05/24 por Lusa

Mundo Sissoco Embaló

Sissoco Embaló falava na abertura do primeiro fórum "Diálogo Nacional sobre o Ambiente", que decorre, em Bissau, até quinta-feira, juntando especialistas guineenses e estrangeiros em questões ambientais, parceiros da Guiné-Bissau e ONG e membros de comunidades locais.

O encontro, que decorre sob o lema: "Juntos pelo ambiente, construindo pontes para a sustentabilidade", foi considerado por Embalo como um espaço que "fazia falta" para "uma melhor definição" do setor ambiental.

O "Diálogo Nacional sobre o Ambiente" na Guiné-Bissau vai também analisar as preocupações das comunidades locais sobre a exploração dos recursos naturais.

"Reitero o meu compromisso que tenho tomado sempre de que a exploração sustentável dos recursos é crucial para o desenvolvimento do país e das nossas comunidades, mas para que servem a próxima geração de guineenses", notou Umaro Sissoco Embaló.

O presidente guineense disse ainda que concorda quando especialistas do setor ambiental afirmam que a questão dos resíduos e a degradação dos solos, a perda da biodiversidade e as alterações climáticas "são desafios globais que exigem respostas locais e ações imediatas".

Umaro Sissoco Embaló, que felicitou o ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática, Viriato Cassamá, pela iniciativa, exortou igualmente para que seja reforçada a consciencialização dos guineenses sobre a importância da proteção do Ambiente dos recursos, sobretudo as crianças, disse.

O Ministro considerou que a Guiné-Bissau "abriu hoje um evento histórico" com esta primeira edição do "Diálogo Nacional sobre o Ambiente" que, afirmou, irá permitir a que o país discuta e delineie estratégias para uma gestão racional dos recursos e ainda uma melhor forma de preservar o Ambiente.

Viriato Cassamá sublinhou que, entre outros, a Guiné-Bissau tem como desafios ambientais as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a degradação das terras e a gestão de resíduos.

Um dos resultados esperados pelo "Diálogo Nacional sobre o Ambiente", salientou o Ministro, será a recolha de subsídios que vão permitir a integração da dimensão ambiental nas políticas públicas, programas, planos e legislação nacional.

Leia Também: Embaló anuncia "parada militar" para assinalar 60 anos das Forças Armadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório