Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Jovem fingia ser polícia. Tinha farda, distintivo, arma e até algemas

Guardia Civil de Bilbao deteve jovem que não só fingia ser polícia como também conduzia um automóvel sem carta de condução.

Jovem fingia ser polícia. Tinha farda, distintivo, arma e até algemas
Notícias ao Minuto

14:44 - 13/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Polícia Municipal de Bilbao deteve um jovem de 23 anos acusado do crime de usurpação de cargo público ao fazer-se passar por guarda civil, mas também por conduzir uma viatura sem carta na qual transportava diversos artigos de "uso exclusivo policial". 

O jovem, segundo informou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Bilbao e a agência Efe, dirigiu-se ao Hospital Basurto no dia 1 de novembro, depois de receber um telefonema de dois amigos que aguardavam tratamento após uma discussão numa discoteca. 

Ao chegar, o jovem exibiu um distintivo da Guarda Civil e um cartão de visita do Ministério do Interior com o seu nome com o escudo do CITCO (Centro de Inteligência contra o Terrorismo e o Crime Organizado). Munido destes dois elementos,  solicitou que os seus companheiros "fossem atendidos de forma privilegiada e com maior urgência."

Este ato chamou a atenção dos profissionais de saúde, que informaram uma patrulha da Polícia Municipal que estava no hospital a vigiar um detento.

Os agentes identificaram o jovem, que "reconheceu imediatamente não ser membro do instituto armado”, pelo que lhe retiraram o distintivo e cartões.

Convocado para se apresentar no dia seguinte na sede da Polícia Municipal para esclarecer o sucedido, o jovem compareceu a conduzir uma viatura apesar de “nunca ter obtido carta de condução”.

Na revista do veículo, perante um advogado, os agentes encontraram no seu interior diversos materiais de “uso exclusivo policial”, como uma pistola de ar comprimido Glock, um carregador da mesma marca para balas 9mm com munições reais, algumas algemas e um colete à prova de balas.

Além disso, carregava ainda uma lanterna policial e uma mala de lona para uso paramédico com equipamento completo.

Leia Também: Espanha. Detidas 121 pessoas em megaoperação contra pornografia infantil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório