Uma mulher de 56 anos morreu depois de ter tomado Ozempic por forma a ajudá-la a perder peso para o casamento da filha. Trish Webster, da Austrália, sofreu complicações gastrointestinais.
A mulher foi aconselhada a tomar o medicamento, que se destina a doentes de diabetes tipo II mas que tem sido usado globalmente por pessoas que querem perder peso, com o intuito de caber no vestido que idealizou para o casamento da filha.
O Ozempic atua imitando uma hormona natural, a GLP-1, que abranda a passagem dos alimentos através do estômago e dos intestinos, fazendo com que as pessoas se sintam saciadas durante mais tempo. Problemas podem surgir se o medicamento abrandar demasiado o estômago ou bloquear os intestinos.
Trish, que tomava ao mesmo tempo injeções de Saxenda, conseguiu perder cerca de 35 quilos em cinco meses, de acordo com o Daily Mail. No entanto, ao mesmo tempo, sofreu vómitos constantes, náuseas e diarreia.
A 16 de janeiro, poucos meses antes do casamento da filha, o marido de Webster encontrou-a inconsciente com um líquido castanho a sair-lhe da boca. A mulher morreu nessa noite, diagnosticada com uma doença gastrointestinal aguda.
Embora a morte de Trish não tenha sido oficialmente associada ao uso de Ozempic e Saxenda, o marido atribui a responsabilidade aos medicamentos.
"Ela não devia ter morrido, sabe", disse Roy. "Não vale a pena, não vale a pena de todo".
A família exige que seja aberto um inquérito para apurar as causas da morte e perceber se a toma do medicamento teve alguma interferência.
Leia Também: Vários internados por suspeita de toma de Ozempic falsificado na Áustria