Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Macron pede reconhecimento do direito dos palestinianos a um Estado

O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje perante o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que Israel deve reconhecer o direito legítimo dos palestinianos a ter o seu próprio Estado.

Macron pede reconhecimento do direito dos palestinianos a um Estado
Notícias ao Minuto

12:35 - 24/10/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

A segurança da região "não estará garantida" se Israel "não aceitar o direito legítimo dos palestinianos a ter um território e um Estado em paz e segurança ao lado de Israel", afirmou Macron.

Para Macron, "a segurança de Israel não pode ser duradoura sem a retoma decisiva do processo político com os palestinianos".

Macron viajou hoje para Israel para expressar a solidariedade da França na sequência do ataque de 07 de outubro do Hamas que provocou 1.400 mortos, segundo as autoridades de Telavive.

"O Hamas é um grupo terrorista, portanto não encarna a causa palestiniana. Deve ser combatido com a força e a causa palestiniana deve ser compreendida", afirmou Macron, citado pela agência espanhola EFE.

Após o ataque de 07 de outubro, Israel declarou guerra ao Hamas e tem bombardeado a Faixa de Gaza desde então, com um saldo de mais de 5.300 mortos, de acordo com o grupo islamita.

Depois de Israel, Macron deverá deslocar-se hoje à tarde a Ramallah, na Cisjordânia, para se reunir com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.

Leia Também: Presidente francês propõe coligação internacional para combater Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório