Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Taxa de natalidade na Ucrânia caiu 28% desde o início da guerra

Antes da guerra, a taxa de nascimentos na Ucrânia já era a mais baixa da Europa. Agora, está prestes a ser a mais baixa do mundo.

Notícias ao Minuto

09:29 - 27/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

A taxa de natalidade na Ucrânia caiu 28% nos primeiros seis meses de 2023, uma queda acentuada que se deve à guerra.

De acordo com o The Wall Street Journal, que cita estatísticas oficiais da Ucrânia, nos primeiros seis meses de 2023 nasceram 96.755 bebés no país, bem menos do que no primeiro semestre de 2021, o ano anterior à invasão da Rússia, durante o qual foram registados 135.079 nascimentos.

De acordo com o jornal norte-americano, antes da guerra, a taxa de nascimentos na Ucrânia já era a mais baixa da Europa. Com esta diminuição drástica, que é a maior alguma vez registada no país, poderá tornar-se na mais baixa do mundo, "acelerando o declínio de uma população que já tinha diminuindo nas últimas décadas".

Há mais de uma década que a "turbulência económica" do país levava muitos ucranianos a procurarem trabalho noutros países e que a norma entre as famílias era ter apenas um filho. Agora, nem um têm, uma vez que a guerra desencadeou um "êxodo de milhões de mulheres e crianças, enquanto os homens entre os 18 e os 60 anos foram proibidos de sair".

A separação física de muitos casais, assim como o sentimento de insegurança, levou muitos casais a adiar o nascimento de filhos.

Leia Também: AO MINUTO: UE? "Negociações até fim do ano"; Ofensiva menos provável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório