Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

Protesto contra combustíveis fósseis pinta maratona de Berlim de laranja

Autoridades alemãs detiveram pelo menos oito manifestantes, que pintaram a rua de laranja, minutos antes do arranque da maratona. Fazem parte do grupo ativista Última Geração.

Notícias ao Minuto

21:31 - 24/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo combustíveis fósseis

Elementos do grupo de ativismo climático 'Última Geração' ('Letzte Generation', em alemão) tentaram interromper, antes da partida, no domingo, a maratona de Berlim, causando alvoroço no evento desportivo vencido pelo queniano Eliud Kipchige.

Eram cerca das 9h00 (8h00 em Portugal continental) quando os manifestantes, de cartazes em mãos, pintaram a rua 17 de Junho, na capital alemã, de laranja.

Ao mesmo tempo, sentavam-se no asfalto, com a esperança de poder bloquear o caminho dos maratonistas, que partiriam dali a poucos minutos.

As autoridades conseguiram, no entanto, remover os jovens manifestantes do caminho, detendo pelo menos oito deles. Assim, ficaram frustrados os objetivos de interromper o evento.

"Estamos a fazer isto porque estamos em apuros. Em perigo existencial!”, disse o grupo alemão em comunicado.

Pode espreitar vídeo do momento na galeria acima.

O mesmo grupo é responsável por, na semana passada, ter pintado a icónica Porta de Brandemburgo, também em Berlim, de laranja, alertando para a urgência em acabar com o consumo de combustíveis fósseis.

Leia Também: Tigst Assefa pulveriza recorde mundial feminino da maratona em Berlim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório