Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 16º

Nagorno-Karabakh. Baku e Moscovo fazem "desmilitarização" de separatistas

O Azerbaijão anunciou hoje que está a proceder com a Rússia a uma "desmilitarização" das forças de Nagorno-Karabakh, uma região secessionista de maioria arménia onde as forças azeris obtiveram uma vitória relâmpago esta semana.

Nagorno-Karabakh. Baku e Moscovo fazem "desmilitarização" de separatistas
Notícias ao Minuto

17:51 - 23/09/23 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"Em estreita cooperação com os soldados de manutenção da paz russos, procedemos à desmilitarização" das tropas separatistas, indicou aos jornalistas Anar Eyvazov, porta-voz do exército do Azerbaijão, na região de Shusha, uma cidade do Nagorno-Karabakh que está sob controlo de Baku há três anos.

"Já apreendemos armas e munições", acrescentou.

O processo de desarmamento "pode levar tempo" dado que alguns combatentes separatistas estavam em zonas montanhosas remotas, afirmou. "A prioridade é a desminagem e desmilitarização", insistiu Eyvazov.

Seis blindados, mais de 800 armas ligeiras e cerca de 5.000 munições já foram entregues, indicou na sexta-feira o contingente de paz russo presente no território.

Entretanto um primeiro comboio da Cruz Vermelha Internacional com ajuda humanitária entrou no Nagorno-Karabak depois da ofensiva lançada pelas forças azeris, constatou um jornalista da AFP no local.

Um responsável da Cruz Vermelha Internacional disse à AFP no posto de controlo arménio de Kornidzor que o principal objetivo desta iniciativa é levar à população 70 toneladas de ajuda humanitária.

Leia Também: Nagorno-Karabakh. Protestos nas 3 principais cidades arménias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório