Irão protesta contra declarações dos EUA sobre ilhas no Golfo

O Irão anunciou hoje que protestou junto do representante norte-americano em Teerão sobre as declarações "provocativas" de Washington em relação a três ilhas no Golfo controladas por Teerão, mas reivindicadas pelos Emirados Árabes Unidos.

Notícia

© Reuters

Lusa
22/09/2023 23:40 ‧ 22/09/2023 por Lusa

Mundo

Irão

As ilhas, localizadas na entrada do estratégico Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto do petróleo transportado pelo mar no mundo, são há décadas fonte de discórdia entre os Emirados e o Irão.

O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que reúne seis países da Península Arábica, acusa o Irão de "ocupar" as ilhas ilegalmente desde 1971.

Na quarta-feira, uma declaração conjunta a criticar a posição do Irão em relação às ilhas foi emitida após uma reunião entre os responsáveis pelos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos e do CCG, em Nova Iorque.

"Os ministros reafirmaram o seu apoio ao apelo dos Emirados a uma solução pacífica para a disputa sobre as três ilhas, através de negociações bilaterais ou do Tribunal Internacional de Justiça", referiu a declaração conjunta.

Denunciando "as ações provocativas do Governo norte-americano", o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano informou hoje ao embaixador suíço, que representa os interesses dos Estados Unidos no Irão, sobre a "condenação" desta declaração por parte da República Islâmica.

"O Irão está determinado a defender a sua integridade territorial e proteger a sua segurança e interesses contra quaisquer ameaças do Governo dos EUA", acrescentou o ministério num comunicado, sublinhando que Teerão "não permitirá que os Estados Unidos continuem a pilhar as riquezas e os recursos da região.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani, disse na quinta-feira que as três ilhas eram uma parte "inseparável" do território iraniano e que Teerão considerava qualquer reivindicação às ilhas como "interferência em seus assuntos internos".

Leia Também: Três mortos e centenas de hospitalizados por tempestades de areia no Irão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas