O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) bloqueou, esta terça-feira, uma tentativa de ataque informático por parte de 'hackers' russos ao sistema de informação de combate das Forças Armadas ucranianas.
"Como resultado de medidas complexas, a SBU expôs e bloqueou as ações ilegais de hackers russos que tentaram penetrar nas redes militares ucranianas e organizar a recolha de informações", referiu a SBU na plataforma Telegram, citada pela Reuters.
De acordo com o serviço de segurança, "a pronta resposta da SBU impediu que os serviços secretos russos obtivessem acesso a informações confidenciais sobre as ações das Forças Armadas da Ucrânia, a localização e movimentação das Forças de Defesa e o seu suporte técnico".
Os especialistas descobriram ainda que os ''hackers' planeavam usar 'tablets' militares ucranianos para espalhar vírus no sistema de batalha, garantiu a SBU.
Segundo Illia Vitiuk, chefe do Departamento de Segurança Cibernética da SBU, o grupo de 'hackers' Sandworm, controlado pela inteligência militar russa, é o responsável pelos ataques cibernéticos.
Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem registado um aumento das tentativas de pirataria informática por parte da Rússia nos sistemas informáticos do governo ucraniano, das forças armadas e do setor energético. A Rússia tem negado repetidamente tais acusações.
Leia Também: AO MINUTO: Rússia diz ter atacado centro militar; Lituânia congela bens