Novo balanço eleva para 26 mortos em naufrágio nas Filipinas

Pelo menos 26 pessoas morreram na sequência do naufrágio de um pequeno barco, num lago perto de Manila, Filipinas, na quinta-feira, indicou um novo balanço das autoridades.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/07/2023 08:48 ‧ 28/07/2023 por Lusa

Mundo

Filipinas

Ainda não se sabe quantas pessoas seguiam a bordo do M/B Princess Aya, que virou, após uma rajada repentina de vento, em Laguna de Bay, na província de Rizal, a leste de Manila, disseram as autoridades.

Na sequência da rajada, os passageiros correram para um dos lados da embarcação, que se inclinou, virando pouco depois de deixar o cais, na cidade de Binangonan, de acordo com fontes da polícia e da guarda costeira.

O acidente ocorreu a cerca de 46 metros da costa, referiram as autoridades numa conferência de imprensa.

A polícia da província de Rizal disse ter lançado de imediato operações socorro, com a ajuda da guarda costeira e de outras autoridades locais, mas que pelo menos 26 pessoas se afogaram, sendo que 40 foram resgatadas com vida.

O barco devia transportar um máximo de 42 passageiros e tripulantes, mas estava sobrecarregado, disse aos jornalistas o responsável da guarda costeira Hostillo Arturo Cornelio. "Presumimos que possa haver mais", declarou.

Cornelio indicou que os investigadores também vão analisar informações que dão conta que passageiros não estavam a usar coletes salva-vidas, conforme exigem as normas de segurança.

O barco é um meio de transporte essencial nas Filipinas, um arquipélago de mais de 7.000 ilhas, e os acidentes são frequentes, principalmente com os pequenos barcos de madeira que se deslocam entre ilhas.

Pelo menos nove pessoas morreram na sequência da passagem do tufão Doksuri, na maioria devido a aluimentos de terras, inundações e queda de árvores.

Ventos violentos e chuvas torrenciais atingiram as pouco povoadas ilhas Babuyan e as províncias do norte do país.

Em Macau, todos os sinais de tempestade foram cancelados hoje às 12:30 (05:30 em Lisboa), de acordo com o 'site' da Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

Leia Também: Pelo menos 23 mortos em naufrágio nas Filipinas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas