Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Moldova suspeita que Rússia intensificou atividade de espionagem no país

A Moldova suspeita que os serviços especiais russos intensificaram a sua atividade naquela ex-república soviética, após um aumento de antenas de captação de sinais de longa distância no telhado da embaixada russa em Chisinau, avançaram hoje os 'media' locais.

Moldova suspeita que Rússia intensificou atividade de espionagem no país
Notícias ao Minuto

14:13 - 25/07/23 por Lusa

Mundo Moldova

A imprensa moldova referiu ser possível detetar 28 antenas fixas instaladas no edifício da representação diplomática russa.

"A maioria, 13, são antenas parabólicas", indicou o 'media' local Jurnal TV, apontando, porém, e citando especialistas, que também existem aparelhos que permitem intercetar conversas de telemóveis, dados de redes 'wi-fi' e transmissões radiofónicas.

Segundo a imprensa local, o número de antenas na embaixada russa em Chisinau é ainda superior às instaladas na delegação russa em Bruxelas, onde existirão 17.

Após a publicação destas notícias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Moldova anunciou a convocação do embaixador russo em Chisinau, Oleg Vasnetsov.

"O embaixador da Federação Russa em Chisinau será convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para prestar esclarecimentos e explicações sobre a situação criada", afirmou o ministério, num comunicado publicado na plataforma Telegram.

"Em função da evolução da situação, as autoridades da República da Moldova irão analisar várias opções de reação", acrescentou a mesma nota informativa.

Este mês, as autoridades da Moldova relataram ainda o desmantelamento de uma rede de agentes que conduzia ações de espionagem em nome da Rússia para desestabilizar a situação no país.

Chisinau acolheu em 1 de junho uma cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE), que reuniu os 27 países da União Europeia (UE) e mais de uma dúzia de nações vizinhas.

Leia Também: Roménia denuncia ataques russos no Danúbio ucraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório