Vistoria a telemóvel de homem em Sydney salva 16 crianças nas Filipinas

Um homem, de 56 anos, foi detido pela polícia australiana, que encontrou "material" relacionado com abuso infantil. Esta investigação permitiu resgatar 16 crianças, entre os dez e os 18 anos, nas Filipinas.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
05/07/2023 23:12 ‧ 05/07/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Filipinas

Dezasseis crianças vítimas de alegados abusos sexuais foram resgatadas, no mês passado, na sequência de uma investigação que teve a participação das autoridades australianas e filipinas.

De acordo com um comunicado publicado, esta quarta-feira, pela Polícia Federal da Austrália, a investigação em causa começou em janeiro, quando um homem, de 56 anos, regressava a Sydney, na Austrália, vindo das Filipinas.

Depois de revistarem o telemóvel do suspeito, as autoridades encontraram "material" relacionado com abuso infantil, assim como mensagens que detalhavam as suas intenções de pagar a um intermediário que "possibilitava" que este cometesse o crime de abuso sexual de crianças nas Filipinas.

O homem foi acusado com três crimes relacionados com o aliciamento e a posse de material do género acima mencionada, que lhe podem dar uma pena de 15 anos de prisão. No final de maio, o suspeito não compareceu no tribunal para uma audiência marcada, e foi emitido um mandado de prisão.

"Este caso mostra como é fundamental que as autoridades partilhem informações e recursos a nível global, porque os predadores não estão confinados por fronteiras", referiu o responsável da polícia federal australiana, Andrew Perkins, citado pelo comunicado.

O mesmo responsável sublinhou que as 16 crianças representavam um "número recorde" de menores salvos durante uma operação, assim como sublinhou que as vítimas, com idades entre os dez e os 18 anos, têm a sua vida "irremediavelmente danificada".

As crianças foram encontradas em mais do que um local, e colocadas aos cuidados do Departamento de Bem-Estar Social e Desenvolvimento das Filipinas. Os investigadores estão ainda  atentar encontrar mais vítimas.

Leia Também: Pena suspensa para professor de Moral por crimes sexuais contra menores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas