Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Secretária do Tesouro dos EUA quer deslocar-se à China

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou que pretende deslocar-se à China para restabelecer o contacto com Pequim, apesar das divergências entre os dois países, noticiou hoje a imprensa internacional.

Secretária do Tesouro dos EUA quer deslocar-se à China
Notícias ao Minuto

09:30 - 29/06/23 por Lusa

Mundo Janet Yellen

"Há novos responsáveis, precisamos nos conhecer", explicou Janet Yellen numa entrevista ao canal de notícias norte-americano MSNBC na quarta-feira, citada hoje pela agência de notícias AFP.

Janet Yellen reconheceu que os dois países têm divergências, mas acrescentou que os Estados Unidos continuarão a defender os seus interesses de segurança nacional.

"Os Estados Unidos estão a atuar e continuarão a atuar para proteger os nossos interesses de segurança nacional e faremos isto mesmo que haja algum custo económico" para os norte-americanos, declarou a ex-presidente do Sistema de Reserva Federal [Federal Reserve/FED)] à MSNBC.

As tensões entre a China e os Estados Unidos aumentaram nos últimos anos, com o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o seu antecessor, Donald Trump, a entenderem Pequim como a mais séria ameaça a longo prazo ao Governo norte-americano.

Os desentendimentos entre os dois países incluem comércio, tecnologia e Taiwan, que a China reivindica como parte do seu território.

Janet Yellen disse que uma competição económica serviria aos dois países.

"A concorrência saudável que beneficia empresas e trabalhadores norte-americanos e chineses é algo possível e desejável ao mesmo tempo", disse a secretária do Tesouro na entrevista.

Janet Yellen não deu uma data para a visita à China, mas a agência de notícias Bloomberg noticiou esta semana que a viagem será no início de julho, para se encontrar como o seu homólogo chinês.

Leia Também: FMI e o Banco Mundial "servem de contrapeso" à China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório