Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Opositores da Geórgia protestam contra governo "pró-Rússia"

Dezenas de manifestantes georgianos reuniram-se hoje em frente do parlamento do país protestando contra o "governo pró-Rússia" e exigindo a libertação do ex-presidente Mikaíl Saakashvili.

Opositores da Geórgia protestam contra governo "pró-Rússia"
Notícias ao Minuto

22:31 - 20/06/23 por Lusa

Mundo Geórgia

"O governo georgiano é pró-russo! Não vamos parar de protestar até que mude", disse uma das manifestantes, Sofía Kemularia, em declarações à imprensa.

Os opositores exigiram a libertação de presos políticos, como o ex-presidente Mikaíl Saakashvili, que desde outubro de 2021 cumpre pena de seis anos por corrupção e abuso de poder.

O governo georgiano não reconhece a existência de presos políticos no país e rejeita as acusações de "orientação pró-Rússia", e espera receber o estatuto de país candidato à União Europeia até ao final do ano, seguindo os passos dados pela Ucrânia e Moldávia no ano passado.

Na maioria jovens, os manifestantes convocaram o protesto por ocasião do quarto aniversário das manifestações que abalaram Tbilisi por ocasião da visita à Geórgia de uma delegação da câmara baixa do parlamento russo para participar numa reunião da Igreja Ortodoxa Assembleia Interparlamentar no edifício do Parlamento georgiano.

Nessas manifestações, os apoiantes da oposição tentaram tomar o parlamento, ataque repelido pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogéneo, resultando em distúrbios com 240 feridos, incluindo 80 polícias, e 300 manifestantes detidos, que levaram o presidente do Parlamento da Geórgia, Irakli Kobajidze, atual presidente do partido governista Sonho da Geórgia, a renunciar.

Leia Também: Piratas informáticos pró-russos bloqueiam páginas de portos neerlandeses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório