Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Ciclone Biparjoy atinge hoje a Índia e o Paquistão

O poderoso ciclone Biparjoy deve atingir hoje à tarde a fronteira entre a Índia e o Paquistão, onde as equipas de resgate já conseguiram retirar mais de 146 mil pessoas.

Notícias ao Minuto

08:58 - 15/06/23 por Lusa

Mundo Ciclone

O ciclone Biparjoy, nome que significa "desastre" em bengali, avança pelo Mar Arábico em direção ao porto de Jakhau, no estado indiano de Gujarat, e deve atingir hoje a costa entre o sul do Paquistão e o oeste da Índia, segundo os serviços meteorológicos.

Na Índia, mais de 74.000 pessoas foram retiradas até agora em oito distritos do estado costeiro de Gujarat, de acordo com informações prestadas na quarta-feira à noite pelo chefe de governo do estado, Bhupendra Patel, na rede social Twitter, após uma reunião com serviços de emergência.

Por sua vez, "mais de 72.000 pessoas foram retiradas de áreas sob ameaça direta do ciclone até agora", disse Murtaza Wahab, porta-voz do governo da província de Sindh, no sul, na fronteira com a Índia.

Pode ver imagens das evacuações realizadas nos dois países nas galerias acima.

Na terça-feira, as autoridades de Gujarat disseram que as chuvas torrenciais e os ventos fortes, à medida que o ciclone se aproxima, mataram três pessoas, duas delas crianças, devido a uma parede que desmoronou, e uma mulher foi atingida por uma árvore.

Em 2021, a mesma região foi atingida pelo ciclone Tauktae, que matou mais de 150 pessoas e causou estragos consideráveis.

Os ciclones são uma ameaça comum nas costas do norte do Oceano Índico, onde vivem dezenas de milhões de pessoas.

Segundo os cientistas, estes fenómenos tendem a tornar-se mais violentos devido ao aquecimento global.

Leia Também: Localidades na Índia e no Paquistão evacuadas devido a ciclone Biparjoy

Recomendados para si

;
Campo obrigatório