Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Polícia da Irlanda do Norte pede desculpa a ex-prisioneiros torturados

A Polícia da Irlanda do Norte (PSNI) pediu hoje desculpa a 14 ex-prisioneiros nacionalistas que, em 1971, foram torturados enquanto estavam detidos sem julgamento.

Polícia da Irlanda do Norte pede desculpa a ex-prisioneiros torturados
Notícias ao Minuto

17:41 - 13/06/23 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

O advogado que representa 13 dos ex-reclusos adiantou que o chefe da polícia Simon Byrne conheceu hoje o grupo, em Belfast.

"Hoje, a PSNI apresentou aos nossos clientes um pedido formal de desculpas que reconhece a tortura que sofreram", referiu, em comunicado, o advogado Darragh Mackin.

O outro membro do grupo denominado "encapuzados" morreu na semana passada, tendo chegado a receber um pedido oficial de desculpa.

Em 2021, o supremo tribunal britânico classificou como tortura as práticas utilizadas pelas autoridades nos interrogatórios aos reclusos.

O grupo em causa já tinha revelado que os seus membros foram encapuzados durante o interrogatório, tendo ainda sido sujeitos à privação de sono, água e comida.

Os 14 homens foram também colocados em posição de tensão, espancados e alvo de ameaças de morte.

No final da década de 1960, após a eclosão de um conflito na região, o Governo de Londres recorreu às chamadas ordens de custódia provisória para prender, sem julgamento, suspeitos de terrorismo.

Leia Também: Irlanda do Norte. Sinn Féin à frente no arranque das eleições locais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório