Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Homens armados raptam 17 raparigas em zona remota da Papua-Nova Guiné

Homens armados raptaram 17 raparigas numa aldeia no interior da Papua-Nova Guiné e exigiram um resgate para as libertar, noticiou hoje um jornal do país da Oceânia.

Homens armados raptam 17 raparigas em zona remota da Papua-Nova Guiné
Notícias ao Minuto

15:16 - 09/06/23 por Lusa

Mundo Papua-Nova Guiné

O incidente ocorreu na quarta-feira à noite, em Bosavi, na província de Hela, numa zona remota da Papua-Nova Guiné, segundo o jornal local The National.

Citando testemunhas que não identificou por razões de segurança, o jornal disse que mais de 40 homens armados andaram de casa em casa a raptar as raparigas, que terão sido violadas.

Os raptores exigiram um resgate de 40.000 kina (o equivalente a cerca de 10 mil euros) e dez porcos em troca da libertação das raparigas, segundo o jornal, citado pela agência espanhola Europa Press.

Uma testemunha disse que os homens armados também invadiram a escola primária local e destruíram salas de aula com catanas.

"São criminosos que estão a fazer isto para seu próprio interesse e não por causa de confrontos tribais ou étnicos", disse a testemunha, que pediu para não ser identificada por razões de segurança.

As autoridades locais disseram que os alegados raptores estiveram envolvidos em atos semelhantes no passado.

Em fevereiro, o arqueólogo neozelandês Bryce Barker e dois colaboradores foram raptados quando trabalhavam na zona do Monte Bosavi, um vulcão extinto com uma cratera de quatro quilómetros de largura e um quilómetro de profundidade.

O canal britânico BBC noticiou, na altura, que as autoridades da Papua-Nova Guiné disseram que a libertação do arqueólogo e dos colaboradores não implicou o pagamento de qualquer resgate.

O comissário da polícia, David Manning, confirmou a detenção de dois homens alegadamente envolvidos no rapto da equipa do arqueólogo neozelandês, noticiou hoje o jornal The National.

"Dois dos raptores vieram para Port Moresby e foram detidos", disse Manning, referindo-se à capital da Papua-Nova Guiné.

Com mais de 9,8 milhões de habitantes, a Papua-Nova Guiné tornou-se independente em 1975.

O país reparte a ilha da Nova Guiné com a província indonésia da Papua.

Leia Também: EUA e Papua Nova Guiné assinam pacto para conter China no Pacífico Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório