Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Comissão Europeia reúne-se com Lula da Silva na segunda

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encontra-se na segunda-feira, em Brasília, com o Presidente Lula da Silva, no âmbito de uma viagem à América Latina.

Presidente da Comissão Europeia reúne-se com Lula da Silva na segunda
Notícias ao Minuto

13:23 - 09/06/23 por Lusa

Mundo Brasil

O périplo, que termina na quinta-feira, incluem-se na preparação da cimeira entre a União Europeia (UE), América Latina e Caraíbas (CELAC) que se realizará em Bruxelas em 17 e 18 de julho e que demonstrará a importância estratégica da parceria entre os dois blocos.

Em Brasília, além de ser recebida por Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião bilateral e um almoço de trabalho, Von der Leyen irá ainda discursar na Confederação Nacional da Indústria brasileira, que tem o acordo comercial UE-Mercosul como prioridade da sua agenda, nomeadamente apostando na dimensão de sustentabilidade e na sensibilização do setor privado sobre os benefícios e impactos do acordo.

Na terça-feira, o destino é Buenos Aires, para se encontrar com o Presidente, Alberto Fernández, antes de discursar na associação empresarial UE-Argentina.

No dia 14, a líder do executivo comunitário estará no Chile, onde se reunirá com o Presidente, Gabriel Boric, e visitará uma empresa que recicla plástico.

A viagem termina na quinta-feira, no México, com um encontro com o chefe de Estado, Andrés Manuel López Obrador.

O Brasil e a Argentina integram, tal como o Paraguai e o Uruguai (não incluídos na visita) o bloco de comércio livre Mercosul, com o qual a UE pretende fechar, até final de julho, um importante acordo comercial, paralisado há vários anos.

Leia Também: Lula da Silva tem posições que "não são consistentes com direitos humanos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório