"Quando começarmos a contraofensiva, todos saberão", afirma Ucrânia

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, recusou as declarações das autoridades russas que davam conta que a contraofensiva já teria começado.

Notícia

© Sergii Kharchenko/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
07/06/2023 15:24 ‧ 07/06/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A Ucrânia ainda não lançou uma contraofensiva planeada para reconquistar o território ocupado pela Rússia.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou esta quarta-feira que o início será óbvio para todos, assim que acontecer, recusando as declarações das autoridades russas que davam conta que a contraofensiva já teria começado.

"Isso não é verdade. Quando tudo começar, será decidido pelos nossos militares. Quando começarmos a contraofensiva, todos saberão, vão ver", disse Danilov em entrevista à agência Reuters, esclarecendo que Moscovo confundiu os avanços das tropas ucranianas em alguns locais da linha da frente com o início da (tão esperada) contraofensiva já anunciada pela Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou na terça-feira que a destruição da barragem hidroeléctrica de Kakhovka não alterou os planos da contraofensiva preparada há meses pela Ucrânia.

"A explosão da barragem não afetou a capacidade da Ucrânia de liberar os seus próprios territórios. O estado de prontidão [das tropas] é máximo", reiterou o líder ucraniano, após uma reunião com a equipa.

Recorde-se que a barragem de Kakhovka é uma estrutura fundamental no sul da Ucrânia que fornece água à Crimeia, a península anexada pela Rússia em 2014.

Considerada no início da invasão como um alvo prioritário para os russos, esta barragem hidroelétrica no rio Dnipro está agora na linha da frente entre as regiões controladas por Moscovo e o resto da Ucrânia.

Leia Também: Contraofensiva ucraniana? "A NATO está em guerra contra a Rússia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas