Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil. PM amarra pés e mãos de homem antes de o transportar na bagageira

As imagens foram gravadas por uma testemunha que acabou também por ser levada até à esquadra.

Notícias ao Minuto

10:22 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Multimédia

As imagens de um homem com as mãos e pés amarrados enquanto é detido pelas autoridades brasileiras em São Paulo estão a ser partilhadas nas redes sociais, gerando também uma onda de controvérsia. 

Segundo o jornal Metrópoles, tudo aconteceu na madrugada de segunda-feira, depois de o homem ter participado num roubo e de ter sido confrontado pela Polícia Militar (PM) – enquanto levava consigo duas caixas de bombons no valor de 30 reais, cerca de 5,72 euros.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais vê-se não só o suspeito do furto, de 32 anos, no chão com as mãos e os pés amarrados, enquanto também há imagens deste homem a ser transportado enquanto lhe pegam pela roupa e a ser colocado na mala de um carro da polícia. 

Já esta quarta-feira, a PM informou que os agentes envolvidos neste caso já foram afastados, garantindo que a conduta dos mesmos não era compatível com os valores da instituição. Foi aberto um inquérito para apurar o que se passou.

A cena foi filmada por uma pessoa que acabou, a par do suspeito do roubo – por ser levada para a esquadra. Ao Metrópoles, o homem, também com 32 anos, disse que ficou “inconformado com a forma” como a polícia estava a tratar o cidadão. 

“É um absurdo os policiais tratarem um ser humano daquele jeito”, explicou o homem, questionou: “Como assim, estamos na época da escravidão?”.

Esta ideia foi também defendida nas redes sociais, já que muitos utilizadores consideraram que as imagens mostravam a Polícia Militar "torturando uma pessoa, tal como se faziam aos escravizados". "Em nenhuma circunstância, tal situação é aceitável. Vivemos num país em que a cor e a condição social são violentadas pelo Estado", lê-se numa das partilhas do vídeo.

O autor do vídeo, que não quis ser identificado, contou ainda que os agentes tentaram intimidá-lo. “Disseram que eu tinha que ser formado em segurança pública para questionar o que eles estavam fazendo com aquele rapaz”, explicou.

A mesma testemunha disse ainda que só quando estavam a caminho da esquadra é que os agentes ligaram as câmaras nos uniformes, tendo, durante a intervenção com o suspeito do roubo, estado, alegadamente, desligadas.

O homem que levou a cabo o furto – na companhia de mais dois, que não terão sido identificados – ficou, pelo menos, 3 horas amarrado.

A polícia diz que o homem confessou o furto quando confrontado, e que estava “alterado”. “Mesmo algemado, Robson continuou resistindo e foi necessária a utilização de uma corda para amarrar os pés”, afirmaram, citados pela publicação brasileira, tendo ainda dito que o suspeito os teria ameaçado, dizendo que “ia pegar numa arma” e disparar sobre os agentes.

Veja as imagens na galeria acima (alertamos que as imagens podem impressionar).

Leia Também: Rio de Janeiro aprova interrupção de jogos devido a atos de racismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório